Jornal ÉME – Luanda – 21.01.25 – O ministro de Estado para a Coordenação Económica, José de Lima Massano, participou nesta terça-feira (21), em Davos, na Suíça, na 55.ª Reunião Anual do Fórum Económico Mundial, que decorreu sob o lema “Investimento em Cadeias de Valor de Minerais Críticos”.
José de Lima Massano, representou o Presidente da República, João Lourenço, no evento que reuniu cerca de três mil participantes, entre chefes de Estado e de Governo, líderes empresariais e de organizações internacionais, representantes da sociedade civil, académicos e do sector cultural.
A sessão do período da manhã, juntou partes interessadas da iniciativa “Garantir Minerais para a Transição Energética”, envolvendo líderes de toda a cadeia de valor dos minerais críticos, bem como sectores financeiros, de investimento e industriais, para fortalecer a cooperação global.
Os intervenientes analisaram também, as necessidades de investimento e exploraram oportunidades de redução de risco na cadeia de valor desse tipo de minerais, incluindo parcerias público-privadas, modelos de negócios colaborativos ao longo da cadeia, com objectivo de garantir minerais críticos para a transição energética.
Durante o workshop foram expostos casos de sucesso de parcerias público-privadas, a fim de mobilizar financiamento para soluções habilitadoras e inovadoras nesses minerais estratégicos.
Apesar dos avanços no aumento do fornecimento de alguns minerais e metais críticos, ainda se prevê uma lacuna entre oferta e procura até 2030, uma ameaça na estabilidade para cadeias de abastecimento de recursos, exigindo maior investimento para superar estes desafios.
Texto: NJ