Jornal ÉME – Luanda – 13.03.2025 – O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, recebeu na quarta-feira (12) em audiência, o embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio Morais, para abordar estratégias dos jogos da CPLP, a decorrer entre os dias, 17 a 25 de Julho do presente ano, em Díli, capital de Timor-Leste.
Segundo Rui Falcão, que falava a imprensa, no final do encontro, tratou-se de mais uma reunião das que mantém com os países africanos da comunidade, visando a união de sinergias, para o evento desportivo.
Na sua abordagem enfatizou que os encontros visam, reduzir as dificuldades impostas em competições do género, de modo a garantir que cada delegação tenha uma participação digna nos jogos da CPLP.
Já, o diplomata cabo-verdiano, Júlio Morais, disse que se reuniu com o ministro dos desportos, para trocar experiências no domínio desportivo, no âmbito das relações de amizade e cooperação entre os dois países.
Manifestou a sua satisfação pelas informações obtidas no encontro. “ A troca de experiências de hoje, foi importante, não só para Cabo Verde, mas, para todos os outros países que farão de Luanda a placa giratória e passagem obrigatória, para chegar ao palco dos jogos da CPLP”.
Acrescentou ser do interesse do seu país que a caravana desportiva de Cabo Verde siga com Angola para o palco da competição, por questões logísticas.
De recordar que os jogos da CPLP são eventos multidesportivos, destinados a atletas com idade inferior aos 16 anos, envolvendo os países membros, nomeadamente, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Texto: NJ