Jornal ÉME – Icolo e Bengo – 10.04.2025 – O ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, trabalhou na quarta-feira (09) na província de Icolo e Bengo, para avaliar o estado dos equipamentos eléctricos e de distribuição de água e gizar programas de recuperação de antigas infraestruturas do sector.

No final da visita de campo o ministro João Baptista Borges garantiu que dentro de seis meses, 10 aldeias afectas ao município da Quissama vão beneficiar, pela primeira vez, de energia eléctrica através de sistemas de painéis fotovoltaicos.
Afirmou que os trabalhos de electrificação nestas localidades terão início na próxima semana e até dezembro do presente ano, pelo menos, mil famílias vão passar a viver uma nova fase, tendo nas suas residências esses serviços essenciais para o ser humano.
Dentre os antigos projectos constatados pelo ministro da Energia e Águas, constou a estação de tratamento e distribuição de água e um PT, em Catete, garantindo uma breve recuperação para alargar o raio de distribuição domiciliar, sobretudo nas periferias do município.
Na ocasião, o ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, e o governador provincial de Icolo e Bengo, Auzílio Jacob, aproveitaram para sensibilizar a população da aldeia de Mucolo, na Quissama, a observar as medidas de prevenção contra a cólera para que esta doença não chegue naquela povoação.
Texto: NJ