Jornal ÉME – Luanda – 21.01.25 – A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, informou recentemente, em Luanda, que a instituição que tutela, pretende, antes do mês de Março, ter o surto da cólera controlado em todo o País.
Segundo a governante, para a concretização desta pretensão, estão em curso medidas e acções viradas para o trabalho de mobilização comunitária, promoção de saúde, abastecimento de água potável, eliminação dos focos de lixo, tratamento precoce dos casos e aquisição da vacina para prevenir a evolução da doença.
De acordo com a ministra, o Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço, está a envidar esforços para que a cadeia de contágio da doença seja rapidamente cortada não só nesta fase da epidemia, mas também eliminá-la como um problema de saúde pública.
Neste sentido, encontram-se em pleno funcionamento e ao serviço da população, no município de Cacuaco, mais propriamente nos bairros Paraíso e Belo Monte, principais focos da doença no país, centros de tratamento da cólera.
Sílvia Lutucuta sublinhou, que foi montada uma estratégia comunitária em que os profissionais vão de casa-a-casa ao encontro dos moradores para melhor orientação e têm contado com o apoio da comissão de moradores, Cruz Vermelha de Angola, ADECOS e da Administração Municipal de Cacuaco.
Por fim, a governante realçou, que o Ministério da Saúde pede a colaboração de todos e apela á comunidade que em caso de suspeita da cólera os cidadãos se dirijam a unidade de saúde mais próxima de sua casa ou ligue para os números 111, 931061381, 923695482 e 934271674.
Texto: NBS