Jornal ÉME- Luanda – 30.01.25 – O Ministério da Saúde, anunciou hoje (30/01) em Luanda, o surgimento de mais 64 novos casos de cólera e três mortes, nas últimas 24 horas, perfazendo um total cumulativo de 1.280 do contágio da doença, e 51 óbitos.

De acordo com o Centro de Processamento de Dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Direcção Nacional de Saúde Pública, no período em referência foram reportados 29 casos na província do Bengo, nos municípios do Dande (20), na Barra do Dande (6) e no Panguila (3).

A província de Luanda que lidera o número de infecções desde o aparecimento do surto, registou 26 casos, entre os quais, Mulenvos (10), Cazenga (5), Viana (4), Cacuaco (3), Maianga (1), no Sambizanga (1), no Kilamba (1) e Kilamba Kiaxi (1).

Foram igualmente sinalizados 9 casos na província do lcolo e Bengo, todos no Sequele. Actualmente, encontram-se 200 pessoas internadas com cólera em diferentes centros de tratamento da doença.

Do total de casos notificados, a província de Luanda já registou 845 contágios da enfermidade, seguido por lcolo e Bengo com 225, Bengo com 201, quatro no Huambo, três em Malanje e dois na Huíla.

Face ao quadro crescente de contaminação, o Ministério da Saúde, apela a intensificação das medidas de prevenção, como a lavagem frequente das mãos, manutenção da higiene pessoal e de toda a família, tratamento da água para beber, colocando sempre cinco gotas de lixívia por cada litro de água, e esperar 30 minutos antes de beber.

Texto: DN