Jornal ÉME – Luanda – 11.01.24 – Várias participantes destacaram, nesta quarta-feira (10) em Luanda, o papel da Organização da Mulher Angolana (OMA) no contributo do desenvolvimento social e económico do País.

A margem do acto central realizado no Cine Atlântico, no quadro das comemorações do dia 10 de Janeiro, data da fundação da OMA, as entrevistadas expressaram a necessidade da contínua aposta no fortalecimento das estruturas de base e na valorização do papel da mulher na família e na sociedade.

O membro do Conselho de Honra da OMA, Teresa Cohen pediu que haja uma actuação mais redobrada no domínio da alfabetização, educação e ética.

“Continuo acreditar que se a nossa OMA com cerca de dois milhões e meio de militantes tiver mais apoio a Organização, estará sempre em possibilidades de ganhar os desafios ”, frisou.

Teresa Cohen sugeriu que a OMA deve ajudar o Executivo a organizar o trabalho das mulheres vendedeiras. “Isso devia ser um trabalho que o Governo deveria entregar a OMA, para pôr as mulheres a vender em bancadas e serem aconselhadas a não fazerem a venda no chão”.

Por sua vez, Irene Weba de 83 anos, igualmente membro do Conselho de Honra da OMA, apelou a juventude à trabalhar afincadamente com zelo, dedicação e abandonar a vaidade. Defendeu a necessidade de um esforço colectivo para o desenvolvimento do país, pois o líder João Lourenço, “sozinho não pode fazer nada”.

Já Luísa António Chongolola de 91 anos, disse que para além de participar na luta contra o colonialismo português, a agremiação trabalhou, arduamente para o alcance da liberdade e o desenvolvimento da mulher angolana.

Por último, a empresária Fátima de Lima, considerou a OMA uma grande Organização com lembranças gravadas nos seus corações, tendo ressaltado que em todas as franjas da sociedade as mulheres estão integradas nas diversas áreas.

“Mas devemos operar com mais força, arranjar sustentos diários das nossas famílias, mamãs e para o povo angolano”, concluiu.

O acto central dos 62 anos da OMA, contou com a presença da Direcção do Partido, Executivo, líderes religiosos, entre outros convidados.

Texto: JG

Fotos: DG