Jornal ÉME – Moxico – 08.09.23 – Os militantes, amigos e simpatizantes do MPLA na província do Moxico, aderiram na tarde de quinta-feira (07) no Pavilhão Gimnodesportivo “27 de Março” ao acto político de massas, para demonstrar o incondicional apoio que o Partido granjeia no seio do povo angolano.
O evento presidido pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, reuniu no mesmo local, militantes provenientes dos municípios de Alto Zambeze, Bundas, Camanongue, Léua, Luacano, Luau, Luchazes, Cameia e Moxico.
No seu discurso, Luísa Damião explicou um conjunto de elementos, incluindo os desafios e outros conceitos, para orientar os militantes como devem enfrentar as acções que alguns políticos “antipatriotas” usam para instigar o caos, o medo e a incerteza no seio do povo.
A dirigente sensibilizou os militantes a organizarem as tarefas partidárias e comunicar, para se fazer sentir o lema do MPLA, “Trabalhar mais e Comunicar Melhor”, que requer dos dirigentes do Partido, da OMA e da JMPLA, maior interação e diálogo com os militantes.
A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, presidiu, esta quinta-feira, no Luena, província do Moxico, um acto político de massas, onde defendeu a necessidade dos dirigentes e quadros do partido deixarem os gabinetes para resgatar o amor e paixão que a população sempre nutriu pelo MPLA.
Em outro ponto, Luísa Damião, defendeu a necessidade dos dirigentes e quadros do Partido deixarem os gabinetes para resgatar o amor e paixão que a população sempre nutriu pelo MPLA. “As portas devem estar abertas aos militantes, amigos e simpatizantes, para o aprofundamento da democracia interna”.
A Vice-Presidente advertiu os militantes para estarem vigilantes, e denunciou a façanha de alguns aproveitadores com sentido de “ave de rapina”, que tudo fazem desestabilizar a ordem pública.
Mas, refletiu, que apenas os militantes inconstantes ou os cidadãos pouco avisados se deixarão convencer.
Falou da importância da participação dos militantes nos processos de comunicação e um maior posicionamento mediático. Especificou que para reverter os subterfúgios dos opositores, “temos de estar presentes nas redes sociais que se tornaram hoje numa verdadeira ferramenta de activismo político, capaz de mobilizar milhares de pessoas em prol de uma causa”.
Apresentar a mensagem de boas-vindas, o primeiro-secretário do Comité Provincial do MPLA no Moxico, Ernesto Muangala, disse que o Partido cresceu e tem vindo a afirmar-se nas suas diversas valências, desde as últimas eleições ganhas pelo MPLA e pelo Presidente João Lourenço.
Ao falar do trabalho partidário desenvolvido na província do Moxico, apontou que o alargamento das bases aumentou, conquistou maior visibilidade e actuação a nível dos municípios e comunas.
Com este acto de massas, a comitiva dirigida por Luísa Damião, encerrou a jornada de trabalho de três dias no Moxico, e de contínuo rumaram para a província da Lunda Sul, onde vai o desenvolver actividades partidárias similares de carácter político-social.
Texto: NJ
Fotos: DG