Jornal ÉME – 28.01.22 – O Presidente do MPLA, Camarada João Lourenço, procedeu nesta sexta-feira (28) na cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, ao lançamento da Agenda Política do MPLA e as principais linhas de forças que vai orientar a actuação do Partido para o ano de 2022.

João Lourenço chegou as terras de “Mwene Vunongue”, concretamente ao Aeroporto Comandante Cuenha, às 10 horas, e teve uma recepção calorosa, dos membros do Secretariado do Bureau Político, que estavam ladeados pelos primeiros secretários provinciais do Partido de todo o país.

Um número bastante elevado de militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, provenientes de diversas localidades, acompanharam com cânticos, danças e palmas, o momento bastante aguardado de ver o Presidente do MPLA e demonstrar o seu apoio incondicional ao Líder do Partido.

Após a recepção, a comitiva chefiada pelo Camarada João Lourenço, dirigiu-se ao Comité Provincial do Partido, onde manteve dois encontros, um de cortesia com a Comissão Executiva Provincial do Cuando Cubango e outro com todos os primeiros secretários provinciais, onde ouviu as preocupações e baixou orientações específicas.

Depois das reuniões, o Presidente do MPLA na companhia do Secretário-Geral Camarada Paulo Pombolo, e de outros integrantes da delegação, dirigiram-se até ao Pavilhão Gimnodesportivo de Menongue, para proceder ao lançamento da Agenda Política e as suas linhas de forças para o ano de 2022.

No local, João Lourenço foi muito acarinhado pelos militantes e cidadãos que aguardavam dentro e fora do Pavilhão, que o receberam com danças, cânticos e palavras de ordem, e com animação cultural de cantores, como irmã Joly e Zé Eduardo, que cantaram e deslumbraram os presentes.

Depois do momento cultural, o primeiro secretário provincial do MPLA, camarada José Martins, ofertou uma peça de arte que retrata um “rinoceronte”, uma das diversidades da fauna desta região, em nome dos militantes da província do Cuando Cubango.

Em seguida, convidou o Presidente para proceder à apresentação da Agenda Política do MPLA para o ano de 2022.

Na sua intervenção, João Lourenço foi muito aplaudido pelos temas importantes do seu discurso, principalmente os relacionados ao anúncio do aumento do salário mínimo nacional e o ajustamento dos salários da função pública, que vai permitir ampliar os rendimentos mensais dos trabalhadores e das famílias.

Segundo o Presidente, “este ano de 2022 é, para o MPLA, um ano de grandes desafios, o da consolidação da democracia, da diversificação da economia, do aumento da produção interna de bens essenciais, do aumento das exportações e da oferta de emprego, na busca contínua das melhores condições de vida para os angolanos”.

Ao abordar a vida interna do Partido, João Lourenço, afirmou que “temos razões para estar optimistas e confiantes na nossa vitória, o que é bom, mas isso não nos deve levar a relaxar e muito menos alimentar o discurso triunfalista do “já está”, porque não existem vitórias antecipadas baseadas apenas no desejo de vencer”.

No final do evento, o Camarada João Lourenço, dirigiu-se novamente ao Comité Provincial do MPLA, para receber em audiência, quatro figuras históricas do Partido, designadamente, Augusto Dias, Armando Muandume, Florinda Cassanga e Cristina Chivinga.

E ao terminar a sua jornada na província do Cuando Cubango o líder do Partido ofertou diversos bens, como charrua, motos de duas e três rodas, carros de mão, moageiras, e material informático como computadores e impressoras.

Texto: NJ/HT

Fotos: DDS/DG