Jornal ÉME – Luanda – 17.06.23 – A Organização da Mulher Angolana OMA, promoveu na sexta-feira (16), no Complexo Turístico do Futungo II, em Luanda, um seminário metodológico nacional para capacitar quadros e dirigentes tendo em atenção o reforço das competências e conhecimentos necessários para o melhor funcionamento das suas estruturas.
O evento foi presidido pela Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, e decorreu à margem da realização da 4ª Reunião Ordinária do Comité Nacional da Organização.
Na ocasião, Joana Tomás fez saber que, foram delineadas várias estratégias para o reforço do trabalho de alfabetização nas comunidades e de aconselhamento jurídico, assim como prestar o contributo para a revisão da lei contra a violência doméstica.
A líder da OMA adiantou que a paridade no género, continua a ser um dos grandes desafios, pois o Presidente da República, João Lourenço, já deu mostras que deposita confiança nas mulheres, nomeando algumas para altos cargos a nível do Aparelho do Estado.
Realçou o debate participativo que caracterizou o seminário e o compromisso de todas em elevar continuamente a entrega e empenho no trabalho, conscientes do que isso significa para a continuidade do futuro e a unidade da Organização.
Precisou também que, durante os dois dias da realização do evento, foi feito o balanço das actividades realizadas durante o ano de 2022, a execução financeira, e permitiu, “afinar a nossa estratégia de actuação para o presente ano”.
A OMA propõe-se a realizar um conjunto de acções viradas à igualdade, equidade do género, família, desenvolvimento rural, violência doméstica, empoderamento e bem-estar social.
Texto: DN
Fotos: DG