Jornal ÉME – Luanda – 31.01.24 – Hoje, 31 de Janeiro de 2024, celebra-se o segundo aniversário da institucionalização pela União Africana do “Dia da Reconciliação e da Edificação da Paz em África”.
Esta efeméride, originada na Declaração da 16ª Sessão Extraordinária da Assembleia de Chefes de Estado e de Governo da UA em Maio de 2022, em Malabo, Guiné Equatorial, representa um compromisso colectivo pela paz e coesão social a níveis nacional, regional e continental.
O Bureau Político do Comité Central do MPLA saúda esta ocasião, desejando tempos vindouros marcados por acções que promovam o desenvolvimento do Continente Berço da Humanidade, rompendo com obstáculos existentes.
Em particular, para a República de Angola, o 31 de Janeiro tem um significado especial, marcado pela designação do Presidente João Lourenço como “Campeão para a Reconciliação e Paz em África”.
Este reconhecimento destaca o seu papel nas iniciativas diplomáticas pela pacificação do continente com ênfase na Região do Leste da República Democrática do Congo e na luta contra o terrorismo e as mudanças inconstitucionais de Governos em África.
Destaca-se, também, o comprometimento do Presidente João Lourenço no desenvolvimento sócio-económico e político-cultural da região.
O MPLA reafirma o seu apoio ao Executivo angolano para fortalecer a cooperação com os países africanos, visando consensos sobre as grandes questões do continente, com ênfase na paz efectiva.
Por fim, o Bureau Político expressa a busca contínua pela consolidação da paz e coesão social em todos os países africanos, promovendo o diálogo como principal catalisador do desenvolvimento multifacético.
MPLA – SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER.
A LUTA CONTINUA,
A VITÓRIA É CERTA.
Luanda, 31 de Janeiro de 2024.
O BUREAU POLÍTICO.