FALECIMENTO DO CAMARADA FREDERICO LUÍS COLOMBO

Foi com profunda consternação que o Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento do falecimento do Camarada FREDERICO LUÍS COLOMBO, ocorrido no dia 23 de Maio de 2023, em Luanda, por doença.

O malogrado Camarada FREDERICO LUÍS COLOMBO ingressou no MPLA em 1958, desenvolvendo inicialmente tarefas de distribuição clandestina de panfletos, bem como actos de mobilização de camaradas para a formação de pequenos grupos de guerrilha urbana.

Participante activo e destemido na Luta Política e Armada de Libertação Nacional, FREDERICO LUÍS COLOMBO foi preso pela polícia repressiva do regime colonial Português  (PIDE-DGS), em 1961,  deportado para  o forte da colónia do Bié, mais tarde transferido para os campos de trabalho do Missosso e São Nicolau, tendo sido restituído à liberdade condicional no ano de 1969.

FREDERICO LUÍS COLOMBO integrou, igualmente, o MINA, o Comité de Acção Política  de Angola (CAPA), tendo sido posteriormente indicado para exercer a função de responsável  dos armazéns das cantinas da Liga Nacional Africana.

Depois da conquista da Independência Nacional, grande parte da sua actividade militar foi desenvolvida no Comando Geral da Organização de Defesa Popular (ODP), onde exerceu as funções de chefe do  Armamento da Direcção Logística, bem como nas Forças Armadas Angolanas, tendo atingido o grau militar de Tenente Coronel, com que viria a ser reformado.

FREDERICO LUÍS COLOMBO foi condecorado com as medalhas “Luta Clandestina”, em 1990, e “50 anos  do MPLA”, em Dezembro de 2006,  

Neste momento de dor e luto, o Bureau Político do Comité Central do MPLA inclina-se perante a memória do malogrado Tenente Coronel na reserva, FREDERICO LUÍS COLOMBO e endereça à família, sentimentos de pesar.

MPLA – A FORÇA DO POVO

TRABALHAR MAIS E COMUNICAR MELHOR

A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.
LUANDA, 26 DE MAIO DE 2023.-           
O BUREAU POLÍTICO