Jornal ÉME – Luanda – 18.06.2025 – O Bureau Político do Comité Central do MPLA tomou conhecimento, com profunda dor e consternação, da morte do Camarada BRITO SOZINHO, militante histórico, ocorrida no dia 17 de Junho de 2025, vítima de doença, aos 84 anos.
Brito António Sozinho, conhecido pelo nome de guerra “Longa Marcha” e também como “Brito kissonde” nas lides culturais, nascido em 1941, ao longo da sua vida desempenhou as mais variadas funções de responsabilidade política e diplomata.
Profundamente comprometido com os desígnios de militante da primeira linha do MPLA, o Camarada BRITO SOZINHO notabilizou-se como acérrimo defensor da eliminação do colonialismo e de todas as formas de neo-colonização, da luta contra as desigualdades e da afirmação da Soberania Angolana por que sempre se bateu.
O seu envolvimento com o nacionalismo angolano iniciou quando tinha 18 anos, em 1959, pelo Clube Desportivo Ginásio, que era um grupo da estratégia de massas do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) para formação política e difusão cultural entre a juventude e servir como elemento de contra-espionagem para descobrir informantes do regime salazarista que actuavam na periferia de Luanda.
Em 1960 foi enviado para colaborar no estabelecimento da primeira sede do MPLA no exílio em solo africano, localizada em Conacri.
Teve também um papel destacado junto dos angolanos em Kinshasa, mormente na sua organização e mobilização para os ideais do MPLA.
Com outros camaradas de luta, integrou os Agrupamentos Musicais, tais como os “Kimbandas do Ritmo”, e o “Conjunto Nzaji”, grupos musicais angolanos de grande relevância política.
O MPLA considera o Camarada Brito Sozinho, um político de carácter sóbrio, sólida formação integral, dignas de ser seguidas pela juventude, pelo que se assume como uma figura incontornável da história de Angola, pela qual dedicou quase que a plenitude da sua vida, muitas vezes em detrimento do conforto familiar, em prol dos mais altos desígnios da Pátria, fundada na base do processo da luta de Libertação Nacional.
Embaixador reformado, BRITO SOZINHO representou com zeloso espírito e sentido patriótico o Estado Angolano em várias Missões, com realce para a Tanzânia, Guiné-Bissau, Suécia e Moçambique.
O Embaixador Brito Sozinho recebeu várias condecorações nacionais e internacionais, como reconhecimento da sua acção na luta pela independência e desenvolvimento nacional.
A data da sua morte, o camarada BRITO SOZINHO era membro do Conselho de Honra do MPLA.
A morte do camarada BRITO SOZINHO representa a perda de um militante abnegado e intransigente, profundo conhecedor do percurso histórico-revolucionário de Angola e do MPLA.
Pelo infortúnio, o Bureau Político do Comité Central do MPLA, em nome dos seus dirigentes, militantes amigos e simpatizantes, inclina-se perante à sua memória, endereçando à família enlutada as mais sentidas condolências.
MPLA – SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER
PAZ TRABALHO LIBERDADE
A LUTA CONTINUA
A VITÓRIA É CERTA.
LUANDA, 18 DE JUNHO DE 2025.