Jornal ÉME – Cuanza Norte – 17.02.24 – As dificuldades na transportação dos produtos do campo para os grandes centros comerciais, o mau estado das vias de comunicação e o acesso ao microcrédito para alavancar a actividade agrícola, figuram entre as principais dificuldades apresentadas na sexta-feira (16) à Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás.
Estas preocupações foram citadas durante uma visita de trabalho aos campos de cultivo pertencentes às militantes da OMA, no âmbito do roteiro kudima, que visam demonstrar e incentivar a prática da Agricultura Familiar, praticada por mulheres no meio rural e contribuir para a diversificação da economia nacional.
Neste quesito, a dirigente garantiu que a OMA vai fazer advocacia junto dos departamentos ministeriais no sentido apresentar as propostas de reabilitação das estradas e estimular os compradores a adquirirem os produtos nos campos e evitar o seu deterioramento.
Joana Tomás apelou também, os empresários locais a apostarem nas pequenas indústrias transformadoras para ajudar a alavancar o comércio rural e promover o desenvolvimento da transformação alimentar em cadeia.
De acordo com a secretária provincial da OMA do Cuanza Norte, Filomena de Lima, a Organização no município de Lucala, conta com duas lavras, igual número de cooperativas e cinco associações agrícolas, assim como dois hectares do cultivo de tomate.
Nos campos visitados, foram visíveis as grandes quantidades de diversos produtos cultivados, onde o destaque recai para a cultura do tomate, a mandioca e o milho, que várias acabaram por estragar devido as fortes chuvas que se fazem sentir na região, o que tem provocado as vias intransitáveis.
Com o propósito de aumentar os níveis de produção na municipalidade, a Secretária-Geral da OMA, procedeu a entrega de inputs agrícolas, como enxadas, catanas, motobombas, fertilizantes e sementes. Chapas de zinco, bens alimentares, material escolar, roupa, detergentes constaram do leque dos bens entregues.
À semelhança do que decorreu nas províncias do Bengo e Uíge, a Secretária-Geral da OMA visitou também três antigas dirigentes na província do Cuanza Norte, que na ocasião entregou diversos bens de primeira necessidade e deixou palavras de conforto e de encorajamento.
O roteiro na região norte prossegue neste sábado na província de Malanje, onde vai desenvolver uma intensa jornada de campo no município de Cangandala.
Texto: DN
Fotos: HF/OMA