Jornal ÉME – 28.02.22 –No segundo dia de trabalho, a secretária do Bureau Político do MPLA para a Política Social, camarada Maricel Capama, começou a jornada com a visita a duas unidades sanitárias comunais e ao Hospital Municipal da Chibia, localizado na cidade da Huíla.

No percurso pelas instalações, onde também marcaram presença o primeiro secretário do Comité Provincial do Partido, camarada Nuno Mahapi, a dirigente inteirou-se dos projectos e a disponibilização de hospitais em comunas e sectores, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

Maricel Capama foi ainda informada que os profissionais de saúde continuam alinhados ao Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) com enfoque na assistência materno-infantil e nutricional, bem como o combate as grandes endemias. 

O PIIM na província da Huíla inscreve 32 acções ligadas ao sector da saúde, com realce para a construção de hospitais municipais, centros e postos de saúde, reabilitação e ampliação de outros.

.

Ao mesmo tempo, para concretizar a promoção dos serviços de saúde junto das comunidades, Maricel Capama fez-se acompanhar na sua delegação da participação voluntária de 20 profissionais de saúde, que se juntaram a causa de solidariedade.

Foram realizadas consultas médicas e prestados serviços de medição da pressão arterial, análises clínicas e disponibilizados fármacos, material gastável e de biossegurança.

A secretária para a Política Social ofereceu também produtos da cesta básica e outros bens alimentares para reforçar a cozinha comunitária da comuna do Jaú, assim como diversas sementes, moageiras, moto -semeadoras e  insumos agrícolas.

Na comuna do Ndovi, a dirigente sensibilizou os militantes, amigos e simpatizantes para aderirem em massa aos BUAP , particularmente os cidadãos que mudaram de local de residência para actualizarem o seu registo eleitoral e para os novos eleitores fazerem o registo eleitoral.

Visitou o Liceu n.º 456 que possui 12 salas de aulas bem apetrechadas com laboratórios de física, biologia e química, localizado no município da Chibia, obra edificada com recursos do PIIM.