Jornal ÉME – Luanda – 04.03.23 – O Secretariado Executivo Nacional da Organização da Mulher Angolana (OMA) promoveu, neste sábado (04), em Luanda, uma marcha de repúdio aos abusos sexuais que têm sido praticados contra crianças em Angola.

A marcha teve como ponto de partida o Largo das Escolas e culminou na Cidadela Desportiva, com uma mensagem da secretária-geral da OMA, Joana Tomás.

Joana Tomás manifestou o seu descontentamento com os números crescentes de denúncias sobre os abusos sexuais cometidos contra menores, tendo referido que todas as semanas a polícia regista este tipo de casos.

A secretária-geral da OMA defendeu a necessidade do reforço da protecção das crianças, tendo apelado às instituições religiosas e, dum modo geral, à sociedade a estarem atentas a estas ocorrências nas comunidades.

Joana Tomás acrescentou que “em Angola existem leis para proteger as crianças, mas para que essa protecção aconteça é preciso que haja denúncia. Vamos todos dizer basta a violência sexual contra menores”.

Antes do final do evento foi lida uma mensagem pela pequena Juliana Ngola que clamou, em nome de todas as crianças de Angola, por maior protecção.

Juliana Ngola referiu que tem acompanhado com muita tristeza e preocupação os casos de violência sexual contra crianças, divulgados por diversos órgãos de imprensa, com destaque para alguns acontecimentos nas localidades de Cacuaco, Cazenga, Samba, bem como nas províncias do Bengo e do Huambo.

O director do Instituto Nacional da Criança (INAC) disse que “só nos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano, foram abusadas sexualmente, em todo país, mais de 97 crianças. Muitas destas crianças estão internadas nos hospitais em estado de saúde que inspiram cuidados”.

Juliana Ngola finalizou a sua mensagem com um minuto de silêncio, em honra de todas as crianças abusadas sexualmente, sobretudo aquelas que perderam a vida em consequência da violação sexual.

Participaram na marcha os membros da Comissão Executiva da OMA, militantes de todas as localidades da província de Luanda, entidades religiosas, membros do Governo e deputados do MPLA à Assembleia Nacional.

Fizeram também parte da actividade, o membro do Conselho de Honra do MPLA, Luzia Inglês “Inga”, a coordenadora da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central do MPLA, Maria Antonieta Baptista, e a ministra da Juventude e Desporto, Palmira Barbosa.

Texto: JG
Fotos: DDS