Jornal ÉME – Luanda – 10.06.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, manifestou profundo pesar pela morte da antiga guerrilheira Maria de Jesus Carneiro, que faleceu em 4 de Junho de 2025 vítima de doença.
Na sua mensagem de condolências à família, Mara Quiosa destacou que Maria de Jesus da Costa Carneiro será “recordada como uma activista política de fortes convicções, militante de primeira linha e insigne patriota. Ela serviu com brio invulgar e elevado espírito patriótico em todas as missões que lhe foram confiadas.”
A mensagem acrescenta que, com a sua partida, “o MPLA perde uma militante convicta que, com bravura, angariou centenas de bolsas de estudo no exterior para pioneiros e jovens angolanos, contribuindo para a formação de uma nova geração de líderes e profissionais para o País.
Maria Carneiro foi uma mobilizadora nata que representou nossa querida Pátria com inquestionável empenho, sentido patriótico e elevado espírito de missão.”
Ao relembrar o percurso político e militar de Maria Carneiro, Mara Quiosa sublinhou o seu desempenho abnegado em diversas funções.
Foi cofundadora da OMA em Leopoldville (actual Kinshasa), participou da área de logística do movimento de libertação na 2ª região de Cabinda e alcançou a patente de Coronel nas Forças Armadas Angolanas (FAA).
“Neste momento de tristeza e consternação, inclino-me perante a memória da Camarada Maria de Jesus da Costa Carneiro e apresento à família enlutada os nossos sentimentos de pesar. Tenho fé que Deus concederá à família a força necessária para enfrentar esta irreparável perda”, escreveu a Vice-Presidente do MPLA.
Texto: DN