Jornal ÉME – Luanda – 06.04.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, prestou homenagem neste domingo (06), no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda, ao emblemático Agrupamento Musical Kissanguela.

Os integrantes do antigo grupo Kissanguela foram agraciados com as medalhas “17 de Setembro” (1ª e 2ª classes) e Diplomas de Mérito, em reconhecimento à sua significativa contribuição para a valorização e o fortalecimento da cultura nacional.

No seu discurso de abertura do evento, representando o Presidente do MPLA, João Lourenço, Mara Quiosa destacou que “a coragem e a determinação do Agrupamento Kissanguela foram fundamentais na gesta heróica do povo angolano”.

A número dois do MPLA enfatizou que os membros do Kissanguela “deram voz a uma resistência que se manifestava não apenas com armas, mas também com palavras e melodias, desempenhando um papel crucial na luta pela Independência de Angola e alinhando-se firmemente aos ideais do MPLA”.

Segundo Mara Quiosa, “foi a força das manifestações culturais que fez do MPLA um gigante incontestável e incontornável”.

“Não se tratava apenas de um movimento armado, mas de uma visão de País, uma construção erguida com sons, cores e palavras que se tornaram indeléveis. Assim, alcançamos a Independência, proclamada em 11 de Novembro de 1975 pelo saudoso Presidente António Agostinho Neto”, acrescentou a Vice-Presidente.

A solenidade de homenagem ao Agrupamento Musical Kissanguela contou com a presença de membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA, incluindo o Secretário-Geral, Paulo Pombolo, dirigentes do Partido e outros convidados.

A distinção integra o projecto “Heróis da Canção Revolucionária”, uma iniciativa do Gabinete para a Cidadania e Sociedade Civil do MPLA, que tem promovido diversas acções de natureza social e cultural.

Texto: JG

Fotos: DG