Jornal ÉME – Luanda – 24.02.2025 – A Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, recebeu em audiências separadas, nesta segunda-feira (24) em Luanda, os embaixadores da China, Reino Unido, Ghana e Zimbabwe, com os quais abordou questões de interesse comum, nos domínios socioeconómico e da formação de quadros, bem como o reforço das relações.

À saída do encontro que decorreu na Sede Nacional do Partido, o embaixador chinês, Zhang Bin, felicitou a dignitária, pela sua eleição ao cargo de Vice-Presidente do MPLA, e manifestou o interesse no contínuo reforço da formação de quadros angolanos em diversas áreas da vida nacional.

O diplomata destacou as excelentes relações entre o MPLA e o Partido Comunista da China e defendeu a partilha de experiências de governação, com os partidos no poder nos respectivos países.

REINO UNIDO PRETENDE VER MAIS JOVENS INSERIDOS NA POLÍTICA
O embaixador do Reino Unido em Angola, Bharat Joshi, disse que foram abordados os mecanismos para encorajar a participação dos jovens e mulheres na vida política por ser uma via para o desenvolvimento de Angola.

Bharat Joshi mencionou a forte presença de empresas britânicas que actuam no sector económico angolano e a recente visita do presidente da Agência de Crédito à Exportação do Reino Unido, Tim Reid, que serviu para fortalecer as relações bilaterais e explorar novas oportunidades de investimento.

GHANA DESTACA EMPENHO DO MPLA NOS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA NACIONAL

Na visita de cortesia à Sede Nacional do MPLA, a embaixadora do Ghana em Angola, enalteceu o papel do MPLA na luta armada de libertação de Angola, assim como o trabalho político desenvolvido durante os 50 anos de Independência Nacional, a assinalar-se a 11 de Novembro próximo.

A representante do governo ganês, realçou as notáveis relações políticas e diplomática entre os dois países, que remontam a 1976.

“É nesta senda que os dois países têm trabalhado juntos para fortalecer as suas relações e também para melhorar a vida das populações” disse a diplomata.

ZIMBABWE QUER HOMENAGEAR MILITARES TOMBADOS EM SOLO ANGOLANO
Por último, a Vice-Presidente do MPLA, Mara Quiosa, recebeu o embaixador do Zimbabwe, Thando Madzvamuse, que expressou a vontade do seu governo em construir um monumento na cidade do Luena, província do Moxico, em homenagem aos militares que perderam a vida em solo angolano durante o conflito armado de libertação nacional.

O embaixador anunciou a construção de um museu africano no Zimbabwe, e apelou aos países a doarem artefactos e equipamentos de guerra usados durante a luta pela libertação, com o fim de perpetuar a história dos povos africanos.

Texto: DN
Fotos: DG