Jornal Éme – Dakar – 29.10.22 – O Secretário do Bureau Político do MPLA para as Relações Internacionais, Manuel Augusto, considerou (29) positiva, em Dakar, República do Senegal, a reunião do Comité África. As conclusões deste evento serão submetidas ao Congresso da Internacional Socialista, que terá lugar no mês de novembro, na cidade de Madrid, no Reino de Espanha.

Ao falar à imprensa no final do encontro, Manuel Augusto salientou que os objectivos da missão angolana foram cumpridos e considerou positivas as discussões intensas que permitiram o Comité África alinhar posições que serão propostas no Congresso que irá eleger o novo corpo directivo da Organização, em Espanha.

Segundo o chefe da comitiva angolana, foram debatidos temas de interesse geral, como a paz, a segurança em África e no Mundo, bem como a sustentabilidade das democracias e a boa governação no continente africano, que estiveram no centro das discussões da reunião do Comité África.

Afirmou que o encontro serviu, também, para discutir o alinhamento das posições dos partidos membros do Comité África para que as eleições dos novos dirigentes da IS, a destacar, presidente, secretário-geral e os respectivos vice-presidentes, sejam de forma consensual entre as regiões geográficas de África.

Manuel Augusto garantiu que Angola é um dos membros mais activos da Internacional Socialista a nível mundial e do seu Comité África. Por esta razão, os membros do Comité África aplaudiram as contribuições de Angola e levarão as mesmas como propostas para o Congresso da Internacional Socialista em Madrid.

Confirmou que Angola irá propor um nome para candidatar-se ao cargo de vice-presidente da organização, em substituição de Julião Mateus Paulo “Dino Matrosse”, que cessará as funções no Congresso de novembro.