Jornal ÉME – Luanda – 18.10.24 – O Presidente da República, João Lourenço, reafirmou, que uma das maiores ambições do Executivo é consolidar as bases para que o País seja auto-suficiente do ponto de vista alimentar, sobretudo em relação aos produtos de amplo consumo. João Lourenço que falava na abertura do novo ano parlamentar, asseverou que só produzindo mais conseguiremos ter produtos disponíveis para atender às necessidades do mercado e melhor abordar a questão dos preços.

Entretanto, advertiu que “enquanto tal não acontecer, continuaremos expostos aos riscos externos e a ter uma capacidade diminuta de controlar os preços”.O Chefe de Estado reiterou que para se lutar contra a tendência da alta dos preços dos bens de consumo, sobretudo os da cesta básica, é determinante o aumento da oferta de bens e serviços.

Na sua explanação, apontou que o Governo está a trabalhar afincadamente no sentido de aumentar a produção nacional e consequentemente, diminuir as importações.

Neste contexto, João Lourenço reconheceu o longo caminho a percorrer, mas manifestou que “estamos animados com os resultados que temos alcançado, graças ao contributo das angolanas e angolanos que trabalham o campo e colocam produtos as nossas mesas”.

O Presidente de Angola expressou o seu reconhecimento público pelo contributo dos cidadãos que têm dado para o aumento da produção nacional.

A mensagem sobre o Estado da Nação da abertura da 3.ª Sessão Legislativa da 5.ª Legislatura contou com a presença da Primeira-Dama da República, Ana Dias Lourenço, Vice-Presidente da República, Esperança da Costa e do Procurador da República, Pitta Gróz.

Testemunharam igualmente a cerimónia, os Venerandos Juízes Conselheiros Presidentes dos Tribunais Superiores, Deputados, distintos Ministros de Estado e Ministros, bem como membros do Corpo Diplomático acreditados em Angola.

Texto: JG