Jornal ÉME – Dundo – 27.05.2025 – A primeira secretária do Comité Provincial do MPLA na Lunda Norte, Filomena Miza, destacou, recentemente, na cidade do Dundo, o crescimento considerável no sector energético na província, com a implementação de projectos de produção de energia limpa e renovável.

A dirigente fez essas considerações de relevo no final de uma jornada de campo, realizada aos municípios da província, no quadro de visitas às estruturas de base do MPLA, que serviram para aferir a implementação das orientações da Direcção Central do Partido.
Ao falar à imprensa, Filomena Miza, sublinhou que os investimentos no sector eléctrico, permitiu a elevação de forma significativa, a percentagem da população com acesso à energia eléctrica limpa, reduzindo assim a dependência de fontes fósseis.
Entre os projectos já em funcionamento, destacou o aproveitamento hidroeléctrico do Luachimo e a central fotovoltaica do Lucapa, que já produzem 41.19 megawatts, sendo 34 da hidroeléctrica e 7.19 do parque solar.

Fez saber que em 2026 terá início a implementação do projecto de Interligação do Sistema Eléctrico da região leste com uma linha de mais de 500 quilómetros, que será suportado por quatro subestações eléctricas nos municípios do Dundo (Lunda-Norte), Saurimo (Lunda-Sul), Kamanongue (Moxico), Luau, Cazombo (Moxico-Leste).
Por outro lado, reiterou que o MPLA, enquanto Partido que sustenta o Governo, continuará apostado na expansão da rede eléctrica, sistemas de abastecimento de água, construção de casas sociais, escolas, hospitais de referência, entre outras acções que visam a melhoria das condições de vida da população.
Actualmente a província da Lunda-Norte tem disponível 76,19 megawatts de energia eléctrica, sendo 27 da barragem hidroeléctrica do Luachimo, 42 das centrais térmicas do Dundo e 7.19 da fotovoltaica do Lucapa.
Texto: DN