Jornal ÉME – Luanda – 04.09.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, afirmou (03/09)) no Santuário da Muxima, no município da Quiçama, que o lema escolhido para a celebração da peregrinação “Com Maria, amemos e protegemos às crianças” é uma mensagem clara de incentivo para a sociedade continuar a prestar uma maior atenção à criança, visando o seu bem-estar.

Luísa Damião teceu esta afirmação quando participava no encerramento da peregrinação anual ao Santuário de Nossa Senhora da Muxima, em que apelou as famílias angolanas a empreenderem esforços para que as crianças adquiram a competência necessária que a tornam um ser humano socialmente útil.

Um dos factos que chamou atenção à Vice-Presidente no local da devoção, foi a constatação de que a maior parte dos fiéis presentes serem mulheres. Por isso, exaltou o posicionamento das mulheres angolanas como promotoras do desenvolvimento e educadoras por excelência.

Destacou igualmente a influência que uma mulher tem na educação de uma criança para que a sociedade seja saudável, que passa por ser ela a responsável por zelar e incutir os valores morais, éticos, sociais e religiosos. “A sociedade é o reflexo dos seus indivíduos e cabe a cada mulher fazer a sua parte”, referiu.

Luísa Damião aludiu a uma bênção satisfatória para todos os angolanos, porque “saímos daqui mais fortalecidos e revigorados, para continuarmos a trabalhar em prol do melhoramento do nosso País, e no desenvolvimento das famílias e das crianças”.

Por outro lado, ao falar das obras da futura Basílica dedicada a Nossa Senhora da Vila da Muxima, popularmente conhecida como o Santuário da Muxima, a Vice-Presidente do MPLA considerou que é um projecto ambicioso que orgulha todos os angolanos e que vai proporcionar melhores condições de vida as populações locais e dará emprego a muitos jovens.

A peregrinação, que reuniu cidadãos nacionais e estrangeiros, foi presidida pelo bispo da Diocese de Viana, Dom Emílio Sumbelelo, e teve vários momentos, desde oração, leituras bíblicas, bênção, cânticos e ofertas de agradecimento a Deus.

Texto: NJ
Fotos: DG