Jornal ÉME –  Luanda – 27.11.22  – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, teve (27), em  Madrid, Reino de Espanha, um encontro de cortesia com o novo Presidente da Internacional Socialista, Pedro Sanchéz, com quem abordou questões de interesse comum dos partidos a que pertencem.

O encontro entre as duas entidades decorreu à margem do 26º Congresso da Internacional Socialista, que teve lugar em Espanha, de 25 a 27 de Novembro, onde foram eleitos para o cargo de Presidente da IS o espanhol Pedro Sanchéz, para o cargo de Secretária-Geral a ganense Benedita Lance e, o angolano Manuel Augusto um dos vice-presidentes regionais para África.

À saída do encontro, Luísa Damião informou que o Presidente da IS e também chefe do Governo espanhol, Pedro Sanchéz, endereçou um convite ao Presidente João Lourenço no sentido de visitar o Reino de Espanha para abordar questões de interesse comum.

A Vice-Presidente do MPLA fez saber que o actual Presidente da IS, Pedro Sanchéz, manifestou o interesse de colaborar com o MPLA no seio da Internacional Socialista para discussão de temas no interesse de ambos partidos.

Assegurou que, neste novo mandato da IS, Angola passará a sua experiência para os outros países, no sentido de dirimir os conflitos e partir para os projectos ligados ao desenvolvimento sustentável. “Precisamos usar as riquezas do continente africano em benefício dos africanos”, referiu.

Por sua vez, o Presidente da Internacional Socialista, Pedro Sanchéz, agradeceu o apoio do Partido MPLA na sua candidatura pela presidência da Organização e reafirmou que Angola e Espanha partilham boas relações.

“Ambos partidos estão unidos pelos mesmos propósitos, são amantes da paz e da estabilidade política, numa altura em que a Europa e a África estão a enfrentar em certas partes vários conflitos”, transmitiu.

Texto: NJ/EMS – Fotos: DG
Edição: LG