Jornal ÉME – 13.04.23 – A Vice – Presidente do MPLA, Luísa Damião, recebeu nesta quinta-feira, (13), em audiência, na Sede Nacional do Partido, em Luanda, o embaixador da República Árabe Saharaui, Hamdi El Jalil Aali, com quem abordou questões ligadas ao aprofundamento das relações de cooperação entre os dois países.

À saída do encontro, Hamdi El Jalil Aali referiu que a reunião serviu para passar em revista as excelentes relações político-diplomáticas de interesse comum entre os partidos Frente Polisário e o MPLA.

O diplomata considerou Angola e a República Árabe Saharaui, países irmãos que têm ligações diplomáticas desde a época de luta armada de libertação de Angola e que pretendem ver relançados os laços de amizade e de irmandade entre o povo angolano e do seu país.  

O embaixador acrescentou que o seu partido comunga de princípios comuns com o MPLA, que passam pelos princípios de liberdade, democracia, processo de paz em todo o continente e a luta contra o colonialismo.

Finalmente, lamentou a situação prevalecente no seu país, sobretudo, os mais recentes desenvolvimentos da luta pela autodeterminação do povo saharaui, cuja parte do território é ocupado militarmente pelo Reino de Marrocos.

A República Árabe Saharaui é um território da África Setentrional, limitado a Norte pelo Marrocos, a Leste pela Argélia, a Leste e Sul pela Mauritânia e a Oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira marítima com a região autónoma espanhola das Canárias.

O país reivindica a soberania do território ocupado pelo Reino de Marrocos há mais de 40 anos, logo após a retirada da Espanha.

Texto: DN
Fotos: DG