Jornal ÉME – Saurimo – 09.09.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, percorreu na tarde de sexta-feira (8) na província da Lunda Sul, os bairros Candembe e Kawazanga, ao encontro dos militantes de base, para auscultar e principalmente buscar uma transformação dos seus problemas e abrir caminhos para suas aspirações e motivações.
Antes de tomar a palavra, Luísa Damião recebeu informações dos militantes, simpatizantes e amigos do MPLA, e reafirmou a importância que atribui ao vínculo constante com os bairros, directamente com os que ali residem, para garantir que eles também tenham uma parte importante de participação na solução dos problemas.

No levantamento de situações sociais, a dirigente, afirmou que o Executivo suportado pelo MPLA, está a investir em vários empreendimentos sociais que vão melhorar as condições de vida das populações.
Depois de percorrer várias localidades em que se fazem acções, que estão representados nos 4 municípios da Lunda Sul, Luísa Damião, destacou o nível de organização que encontrou na província e, sobretudo, “a satisfação, o entusiasmo e o empenho da população”. A dirigente considerou que “o Partido na Lunda Sul está forte, com militantes muito motivados e organizados, com o desejo de continuar a contribuir para o engrandecimento do MPLA”.
Também comentou sobre o nível de maturidade das organizações na comunidade, o papel das organizações de massas, e apontou que o Partido na Lunda Sul vai continuar a ter as estruturas fortalecidas, porque, “está a ser reforçado o trabalho político de forma muito intensa nesta província , que sempre nos habituou à sua força e vitalidade, dando sempre o seu contributo para as vitórias do MPLA”.
No final da visita, Luísa Damião, no seu gesto solidário, procedeu à entrega de vários equipamentos informáticos, que vão ajudar na mobilização e organização dos trabalhos político-partidários, nos comités de acção.
Acompanharam a Vice-Presidente do MPLA na jornada de campo, o primeiro secretário provincial do Partido, Daniel Félix Neto, o Coordenador do grupo de acompanhamento, Manuel Augusto, a Coordenadora da Comissão de Disciplina e Auditoria, Maria Antonieta, a Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, o Secretário de Tecnologias de Informação, Pedro Teta, a Primeira-Secretária provincial da JMPLA de Luanda, Hemingarda Fernandes entre outros membros de direcção do Partido.
MPLA AVALIA INFRAESTRUTURAS

No âmbito da digressão as províncias do Leste, a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, visitou na cidade de Saurimo, província da Lunda-Sul, as infraestruturas que estão a mudar a qualidade de vida das populações desta circunscrição do país.
A maioria dos projectos visitados, estão na fase final, como, a Estrada Nacional 230, via que liga as províncias da Lunda Sul e a de Malanje, a Centralidade de Saurimo, que já está com 85 por cento, de construção física.
Outros projectos de grande relevância, visitados pela delegação, foi o Parque Fotovoltaico, composto por 44 mil painéis que vão gerar cerca de 26. 9 Mw, para a província da Lunda-Sul e arredores.
O Polo universitário de Saurimo, uma das promessas eleitorais para dá resposta a falta de instituições do ensino superior, já é uma realidade, e está a ser construído, pela empresa Engevia, frente a estrada Saurimo-Muconda, e está adstrito ao Instituto Superior Politécnico de Saurimo, da Universidade Lueji A’nkonde.
Para o sector social, a Vice-Presidente do MPLA, encerrou a sua visita nas obras de construção da ponte sobre o rio Muangueji, na Estrada Nacional 180, que está a ser construída pela empresa Griner , com mais de 100 metros de comprimento e 12 de largura.
Texto: NJ
Fotos: DG