Jornal ÉME – Luanda – 29.10.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, defendeu nesta terça-feira (29) em Luanda, a necessidade do contínuo aprofundamento das relações bilaterais entre Angola e a Turquia, com vista a construção, prosperidade e desenvolvimento das duas nações e dos respectivos povos.
Luísa Damião teceu essas considerações na cerimónia oficial das celebrações do “29 de Outubro” Dia Nacional da Turquia, que decorreu no Hotel Intercontinental.
A dignatária sublinhou que Angola e a Turquia mantêm relações estratégicas que permitem os dois países caminharem na senda do desenvolvimento, com uma aposta séria na diplomacia económica e na diversificação da economia.
Destacou o facto da companhia aérea da Turquia efectuar três voos semanais para Angola, o que ajuda no fortalecimento das relações entre os dois países e “cimentar” cada vez mais esta parceria.
Ao apresentar a mensagem de boas-vindas, o embaixador da Turquia acreditado em Angola, Muhammet Mustafa Çelik, garantiu que o seu país vai continuar a trabalhar para o desenvolvimento económico de Angola, através de investimentos e a implementação de projectos nas áreas de produção agrícola, indústria alimentar, turismo e educação.
O diplomata referiu que o desenvolvimento económico dos países africanos e o bem-estar dos seus povos, constituem as grandes prioridades do governo da Turquia. Neste sentido, sublinhou que “estamos prontos a apoiar Angola, que tem um elevado potencial em todos os domínios”.
A cerimónia ficou marcada com a apresentação de uma mensagem no formato audiovisual do Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, por ocasião da efeméride comemorada em todo o mundo.
Estiveram igualmente presentes no acto, o primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Américo Cuononoca, diplomatas, governantes, entre outros convidados.
COOPERAÇÃO BILATERAL
As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980 e estão suportadas por acordos de cooperação nos sectores das Pescas, Educação, Ciência e Tecnologia, Petróleo e Gás, Indústria e Agricultura.
As relações político-diplomáticas foram reforçadas em 2008, com a cooperação bilateral, ano em que foi assinado, em Ankara (Turquia), o Acordo de Cooperação Comercial, Económica e Técnica.
Texto: DN
Fotos: DG