Jornal ÉME – Windhoek – 08.05.24 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, considerou esta quarta-feira (8) positiva as acções desenvolvidas pelo Partido durante os primeiros três dias de trabalho na República da Namíbia, que resultou na identificação de novas áreas de cooperação com a Swapo.

A dirigente que falava à imprensa, salientou que a Swapo e o MPLA mantêm “excelentes” relações históricas que datam de longos anos e que precisam ser solidificadas cada vez mais, tanto a nível partidário como nos governos.

Adiantou também que durante as conversações foram identificadas outras áreas de trabalho para que a OMA e a JMPLA possam desenvolver acções partidárias com as organizações sociais congêneres namibianas, com vista ao fortalecimento das relações de irmandade entre as mulheres e a juventude.

A interlocutora reforçou que o MPLA está empenhado de modo a cumprir até 2030 com a orientação das Nações Unidas, em relação a paridade do género, como forma de reconhecimento do papel da mulher no desenvolvimento do país, uma vez que constitui 52% da população angolana.

De acordo com Luisa Damião, o MPLA e a SWAPO vão continuar a trabalhar no reforço da relação bilateral, com atenção especial para a troca de experiências a nível das organizações sociais, como a JMPLA e a OMA.

“Tivemos a oportunidade de visitar instituições que participam de forma directa no desenvolvimento da Namíbia, e que permitiu ter uma visão de como o país tem estado a caminhar na rota do progresso” precisou a dirigente.

A Vice-Presidente do MPLA enalteceu o facto de se registar na Swapo a paridade do género num estado avançado a nível da região austral, e que “o MPLA também tem estado a dar passos sólidos e seguro rumo a equidade de género”.

A delegação encabeçada pela Vice-Presidente do MPLA visitou o maior porto comercial namibiano em Walvis Bay, que movimenta em média 3.000 escalas de navios por ano e mais de 5,3 milhões de toneladas de carga.

Na sua digressão naquele país, Luísa Damião faz-se acompanhar do Secretário do Bureau Político para Relações Internacionais, Manuel Augusto, da Secretária do Bureau Político para Política Social, Maricel Capama, a Secretária Geral da OMA, Joana Tomás e o Primeiro Secretário Nacional da JMPLA, Crispiniano dos Santos.