Jornal ÉME – Lucapa – 11.09.23 – A Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, auscultou nesta segunda-feira (11) no município do Lucapa, província da Lunda Norte, os militantes, simpatizantes e amigos do Partido, para identificar com o acompanhamento da população, as vulnerabilidades desta localidade.

Os militantes interagiram com Luísa Damião, durante uma Assembleia de Militantes, onde foram relatadas as preocupações dos moradores de Lucapa, com relação ao abastecimento de água, distribuição de energia elétrica, as infraestruturas para assistência médica e de ensino, e a falta de emprego.

Também falaram do incumprimento das obrigações das empresas diamantíferas, com as comunidades adjacentes, e a necessidade de se garantir, que as operadoras diamantíferas, comparticipem na resolução dos problemas sociais.

A assembleia foi caracterizada por um amplo debate caracterizado pela troca de ideias, num ambiente proactivo e analítico, mas sem deixar de ser optimista.

Segundo Luísa Damião, para fazermos a devida advocacia e trazer as soluções dos problemas, devemos estar perto das pessoas, explicando, trabalhando e estabelecermos as prioridades, porquanto, os recursos são escassos e não podemos resolver todos de uma vez.

Afiançou, que a maioria das inquietações apresentadas pelos militantes encontram-se agendados nas políticas do Executivo, com o intuito de melhorar as condições de vida de todos os angolanos, com realce para as questões socioeconómicas.

Mencionou, como uma das muitas preocupações, a questão das oportunidades de emprego para a juventude da província da Lunda Norte, pelas empresas diamantíferas, à qual acrescentou a necessidade de se trabalhar arduamente para que os jovens possam encontrar os seus projectos de vida, contribuindo para o país.

Luísa Damião acrescentou, que o governo angolano está atento a estas irregularidades, e apontou que há uma política do Executivo que defende a aposta no recrutamento local, nas supracitadas empresas, com vista o desenvolvimento sustentável e o alavancar do mercado de trabalho.

Texto: NJ
Fotos: DG