Jornal ÉME – Luanda – 12.05.23 – O aproveitamento hidroeléctrico de Laúca, localizado entre as províncias de Malange e Kuanza-Norte, assinalou na sexta-feira (12),  a entrada em pleno funcionamento da sua capacidade total de produção de energia eléctrica, após a activação da sua Central ecológica, com capacidade de 65,5 megawatts.

O acto, segundo o Engenheiro Moisés Jaime, da Prodel, empresa que explora o referido empreendimento, “marca o aumento da capacidade de produção de electricidade no quadro da estratégia do Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço, reflectida na criação de condições para a melhoria do nível de vida dos cidadãos e dos indicadores económicos, podendo ser possível a integração a cem por cento deste activo na Rede de Electricidade Nacional”.

Laúca, maior central hidroeléctrica de Angola e uma das maiores da África Austral , ultrapassando Cahora Bassa, em Moçambique, está nesta altura a abastecer em pleno os agregados familiares de 10 das 18 províncias, passando, a partir deste mês, a ter as condições criadas para que o fornecimento de electricidade nas principais cidades do país passe a ser feito sem anomalias e se expanda também para o Sul e o Leste do país, além de servir de impulso ao fomento da indústria nacional.

Paralelamente aos benefícios associados à produção de energia elétrica, o Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca conta com uma estrutura para a protecção ambiental.

Segundo o Engenheiro Moisés Jaime, “o ambiente exige que deve haver protecção da fauna e da flora, logo não poderia haver essa interrupção entre o caudal de água à volta da barragem e a Central ecológica, sem prejuízos, nem limitações para nenhum dos lados, de modo que cumprimos essa missão com plena fiabilidade e confiabilidade”.

O Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca, um projecto estruturante inserido no Plano Nacional de Desenvolvimento, cujo início da sua construção em 2012, criou um total de 15 mil empregos directos e 53 mil empregos indirectos, sendo que 95% destes beneficiariam cidadãos nacionais.

As estruturas que compõem a Hidroeléctrica de Laúca, fruto da tecnologia avançada e uma engenheira eficiente, oferecem garantias para o desenvolvimento dos melhores projectos e soluções para o país.

Com capacidade global para debitar ao sistema eléctrico nacional em  2.070 megawatts, Laúca possui 1.070 metros de comprimento, 156 de altura, formando uma albufeira com uma quota máxima de 850 metros de altura.

O investimento total do empreendimento está avaliado em 4,5 mil milhões de dólares, suportados pelo Executivo angolano.

NBS