Jornal ÉME – Luanda – 11.11.24 – O Governo Provincial de Luanda, procedeu na manhã desta segunda-feira (11), no distrito da Ingombota, a reabertura do Largo do Kinaxixi ao público, no âmbito das comemorações do “11 de Novembro” Dia da Independência Nacional de Angola.
O acto de reabertura contou com a presença da Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, que considerou o espaço uma obra emblemática que leva à todos a recordar a história e a cultura nacional, e que simboliza os 49 anos desde que Angola inscreveu o seu nome no Concerto das Nações e converteu-se em sujeito do direito internacional público.
Ao abordar o percurso dos iniciadores da luta armada de libertação nacional, Luísa Damião, apelou a todos os cidadãos a honrar a memória destes “valorosos combatentes” e transformar o dia “11 de Novembro” num momento de reflexão dos desafios e das conquistas alcançadas, como a Paz e a Independência Nacional, que devem ser consolidadas todos os dias.
“E o MPLA, enquanto Partido que proclamou a Independência de Angola, continua a manter o seu compromisso com o povo. E nestes 49 anos, nós estivemos acompanhados de homens e mulheres comprometidos com esta Nação, que queremos que cresça todos os dias e que se mantenha próspera”, assinalou a dirigente.
Por seu turno, o governador provincial de Luanda, Luís Manuel da Fonseca Nunes, após descerrar a placa que simbolizou a reabertura do largo, disse que a sua reabilitação, requalificação e modernização representa uma conquista para a cidade capital e um reforço da sua identidade.
Após ser intervencionado com obras de requalificação, o emblemático espaço de lazer, situado na baixa de Luanda, voltou a contar com a estátua da histórica Rainha Njinga Mbande, uma importante estrategista militar e política que travou grandes batalhas e tratados de aliança e paz com as autoridades coloniais portuguesas.
Orçado em 10 mil milhões de kwanzas, numa parceria com o Banco de Investimento Angolano (BAI), o novo largo conta com cascatas e um repuxo de água, um anfiteatro ao ar livre, instalações sanitárias públicas, jardins, circuitos pedonais e áreas de repouso.
Marcaram igualmente presença no acto, membros do Comité Central, da Comissão Executiva do Comité Provincial do MPLA, do Executivo, deputados, autoridades tradicionais e religiosas, efectivos dos órgãos de segurança e segurança, o presidente do Conselho Executivo do Banco BAI, Luís Filipe Lélis, e população em geral.
Texto: DN
Fotos: DG