Jornal ÉME – Luanda – 07.04.23 – A Direcção do MPLA proporcionou (06) no anfiteatro da sua Sede Nacional um acto de notável prestígio ao distinguir Carlos Lamartine, o popular músico do movimento da canção de intervenção revolucionária em Angola, com as medalhas “Hoji-Ya-Henda” e “Militante de Vanguarda”.

A cerimónia, presidida pela Vice-Presidente do Partido, Luísa Damião, ladeada pelo Secretário-geral, Paulo Pombolo, e pela Coordenadora da Comissão Nacional de Outorga de Distinções do MPLA e membro do Secretariado do Bureau Político, Ângela Bragança, ficou marcada pelo cumprimento de um imperativo estatutário, considerando o sistema de outorga de distinções do Partido aos militantes, organizações e organismos, como reconhecimento do seu exemplar empenho quer em acções partidárias, assim como em actividades sociais e laborais.

Dirigindo-se ao distinguido, Luísa Damião começou por destacar os seus feitos “como cidadão que desde muito cedo abraçou os ideais da liberdade e da defesa da Pátria”.

“Carlos Lamartine destaca-se pela música, exímio compositor, autor e intérprete de canções assentes na música popular urbana, recorrendo a sátira e canções de cariz revolucionário, tudo pela causa de querer ver o seu país independente”, realçou Luísa Damião.

A intervenção da dirigente partidária foi correspondida com efusivas salvas de palmas da assistência composta por um casamento de pessoas ligadas à nova e à velha geração, onde se destacavam membros do Bureau Político e do Comité Central do Partido, músicos, agentes da cultura, académicos, amigos e familiares do distinguido.

A cerimónia atingiu o seu ponto alto quando Carlos Lamartine foi distinguido com as medalhas, colocadas ao peito das mãos da Vice-Presidente do maior Partido de Angola, em representação do Camarada Presidente João Lourenço, sendo que a leitura na íntegra das Diretivas que oficializam as merecidas outorgas coube ao Secretário do Bureau Político para a Informação, Rui Falcão.

Relevando a cerimónia, o “imbondeiro da canção revolucionária angolana”, como Carlos Lamartine é tratado no mundo da música, decidiu bem a seu jeito mexer com os ânimos e as emoções dos presentes, tendo dito que estava “orgulhosamente feliz porque eu recebi do MPLA aquilo que é meu”.

Notável foi a homenagem a este histórico protagonista das origens da música popular angolana, em que os presentes cantaram em pé uma das suas músicas mais conhecidas do seu vasto reportório, “Etu Tuana Ngola”, onde afirma que o seu movimento, no caso o MPLA, era o “certo”.

Vale realçar que as distinções no MPLA são outorgadas como reconhecimento de méritos e feitos extraordinários verificados por todos quantos contribuíram para a afirmação do Partido, no cumprimento com zelo dos estatutos e do Programa de Governo do MPLA, assim como nas tarefas que são confiadas no aparelho do Estado, bem como na mobilização e no recrutamento de novos militantes, na obtenção da sua área de jurisdição de maior número de votos nas eleições, nos actos de defesa da vida humana, de solidariedade, de humanismo, e na promoção de valores éticos, cívicos e culturais.

Texto: NBS
Fotos: DG