Jornal ÉME – Luanda – 02.08.23 – O jornalista Kumuênho da Rosa procedeu nesta quarta-feira (02) no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, ao lançamento da sua primeira obra literária intitulada “50 Entrevistas-Ditos e Reditos em Papel e Tinta”.

O evento literário foi assistido pela Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião, bem como os membros do Bureau Político, que revisitaram alguns momentos da história de Angola, marcada essencialmente por um género jornalístico que serve para a colecta de informações.

Ao falar sobre o livro, a Vice-Presidente do MPLA referiu que o lançamento da obra é um contributo para a literatura angolana, e que servirá de incentivo para as novas gerações, por congregar no conjunto das 50 entrevistas, partes da história do nosso País.

“O que mais me chamou a atenção, foi a entrevista à doutora Antónia Muangala, por abordar a Medicina Nuclear, um tema que não era muito conhecido em Angola. E ouvir uma mulher falar de Medicina Nuclear era mesmo novidade. Portanto, é um livro que recomendo para as novas gerações, porque podemos encontrar parte da nossa memória histórica”, destacou.

Kumuênho da Rosa ao falar do livro, revela que decidiu lançar a obra para homenagear os 25 anos de carreira com algo marcante, acreditando que ao fazê-lo estará igualmente a reconhecer o muito que recebeu dos companheiros de jornada.

“Decidi fazê-lo por sentir que ainda estou em dívida para com esta profissão apaixonante, viciante até, pela qual jurei a mim mesmo dar o meu humilde contributo para torná-la melhor” refere o autor.

A obra que conta com 325 páginas, inclui 50 entrevistas, e descreve o exercício da história oral, pelo conjunto de entrevistas que reúne em torno do tema Angola. Mas é também história de vida por ser concebida para narrar a experiência profissional do autor.

Testemunharam igualmente a cerimónia, o antigo Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, deputados à Assembleia Nacional, jornalistas, académicos, efectivos das Forças de Defesa e Segurança, governantes, familiares, amigos, colegas e distintos convidados.

Texto: DN
Fotos: DG