Jornal ÉME – Luanda – 20.08.24 – O jurista angolano Justino Capapinha, defendeu recentemente, no Brasil, a necessidade das organizações internacionais ligadas ao Trabalho, Comércio, bem como do Conselho de Segurança das Nações Unidas a adoptarem reformas profundas para acelerar o desenvolvimento dos países subdesenvolvidos.
Justino Capapinha fez este pronunciamento na Cimeira do Grupo de Engajamento de Líderes Juvenis Mundiais dos países membros e convidados do G20, denominado “Youth 20” que decorreu no Rio de Janeiro, de 12 a 17 de Agosto do corrente ano.
Em relação a reforma do sistema de governança global, o político precisou que “estas organizações devem ser mais representativas, inclusivas e sobretudo democráticas”, para alcançar o desenvolvimento sustentável.
Segundo Justino Capapinha, Angola continua à buscar a paz no Mundo e na Região Austral, uma bandeira defendida pelo Presidente da República, João Lourenço.
Dirigida a mais de 105 jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos, o encontro abordou temas da actualidade e de interesse global como “o Combate à Fome, Pobreza e à Desigualdade, Mudanças Climáticas, Transição Energética e Desenvolvimento Sustentável, Reforma do Sistema de Governança Global, Inclusão e Diversidade, bem como a Inovação e o Futuro do Trabalho”.
No âmbito da troca de experiências segundo Justino Capapinha, Angola apresentou na cimeira, o Plano de Desenvolvimento Integral da Juventude (PDIJ), um documento que está a ser elaborado pelo Ministério da Juventude e Desportos.
Segundo o jurista, o documento tem “nuances muito essenciais para o desenvolvimento e integração social da juventude, bem como questões inerentes a habitação, formação técnico profissional entre outros pressupostos.
De realçar que no final dos debates e da concertação entre os jovens, as principais conclusões e recomendações darão lugar a um comunicado final a ser adoptado pela Cúpula de líderes dos países membros e convidados do G20, cuja sessão terá lugar em Novembro deste ano também no Brasil, onde estará representada ao mais alto nível pelo Presidente da República João Lourenço.
O Youth20 é um Grupo estratégico e dos mais influentes do mundo, que proporciona aos jovens líderes a oportunidade de participarem como protagonistas dos processos de reflexão sobre questões globais, partilhar experiencias e conhecimento, argumentar, negociar, construir propostas, soluções e consensos para as discussões e decisões da Cúpula de líderes do G20.
Texto: JG