Jornal ÉME – Harare – 19.08.24 – O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, participou no último domingo (18), na cidade de Harare, República do Zimbabwe, no acto de lançamento do projecto de construção do Monumento de Preservação da História dos Povos da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O lançamento do referido projecto foi testemunhado igualmente pelos demais Chefes de Estado e de Governo da organização regional, à margem da 44.ª Cimeira Ordinária, acolhida pelo Zimbabwe, e vai comportar também o Museu de Libertação de África e a Praça da SADC.

Durante a cerimónia, o presidente em exercício da SADC e Chefe de Estado do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, que presidiu o acto, exortou os Estados-Membros a disponibilizarem materiais e artefactos para o Museu de Libertação de África.

Para Emmerson Mnangagwa, a edificação deste projecto é inspirada nas histórias nacionais, pelo espírito do pan-africanismo, “por isso, queremos ter parte da história do nosso continente depositado, em prol das gerações de hoje e do futuro”.

Defendeu que a história do continente africano seja documentada de forma correcta para que os seus povos possam ter os registos sobre o seu percurso histórico muito bem guardados.

O projecto está a ser gerido pelo Instituto de Conhecimento Africano, devendo o governo do Zimbabwe continuar a usar os seus esforços e competências para retratar a narrativa do continente e da descolonização.

JA/DN