Jornal ÉME – Zimbabwe – 16.08.24 – O Presidente da República, João Lourenço, vai participar neste sábado (17) na cidade de Harare, Zimbabwe, na sessão principal da 44.ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

O evento será marcado com a passagem da presidência rotativa da organização regional de Angola para a República do Zimbabwe, depois do Presidente João Lourenço, assumir a presidência da SADC por um período de 12 meses.

Segundo o ministro das Relações Exteriores, Téte António, após a chegada em solo zimbabwiano a Harare, o Chefe de Estado angolano deve marcar presença na reunião da Dupla Troika da SADC, que vai fazer o balanço da implementação do programa regional efectivo de Angola, assentes nos pilares de gestão, assuntos sociais e da integração das infra-estruturas da SADC.

Téte António frisou, ainda, que o mandato de Angola, assumido ao mais alto nível pelo Presidente João Lourenço, se pautou por cumprir a agenda da organização, reflectido nos três pilares e os progressos feitos, mas também na atenção que o país dedicou às questões emergentes, com particular relevância ao nível da Saúde.

“Penso que foi cumprido o programa da organização, sobretudo um dos pilares da integração regional, do ponto de vista da coesão e coerência, e precisamos de impulsionar mais a saúde com os meios que a organização precisa, começando pelo assumir dos Estados-membros das suas responsabilidades”, referiu o ministro Téte António.

A SADC, referiu Téte António, esteve devidamente em acção, ao desdobrar uma força no Leste da RDC e, ao mesmo tempo, ao colocar um assento particular na procura da solução pela via pacífica, através do Processo de Luanda.

JA/DN