Jornal ÉME – 09.05.2025 – O Presidente da República de Angola, João Lourenço, expressou, na quinta-feira (8), votos de sucesso ao recém-eleito Papa Leão XIV, manifestando a esperança de que o novo líder da Igreja Católica desempenhe um papel fundamental na promoção da paz mundial.
Em mensagem divulgada nas redes sociais da Presidência de Angola, o Chefe de Estado destacou o consenso entre os cardeais na eleição do Papa Leão XIV, sublinhando as qualidades do novo Sumo Pontífice para liderar a Igreja Católica, instituição vista como referência de humanismo.
João Lourenço, também Presidente em exercício da União Africana, acredita que o 267º Papa da história da Igreja Católica poderá usar a sua influência para mediar conflitos em África, Ásia, Europa, Médio Oriente e outras regiões do globo, buscando restabelecer a concórdia entre nações.
O Presidente concluiu a mensagem desejando ao Papa Leão XIV um pontificado frutífero, com foco na promoção de um mundo mais justo e pacífico, e votos de saúde e prosperidade no exercício de sua missão.
O Cardeal Robert Francis Prevost, 69 anos, de origem americana, espanhola e peruana, e membro da Ordem de Santo Agostinho, foi eleito Papa após dois dias de conclave e quatro votações.
Nas suas primeiras declarações, delineou a visão de uma Igreja missionária, focada no diálogo e na caridade.
O Papa Leão XIV sucede ao Papa Francisco, falecido em 21 de Abril, aos 88 anos.
Texto: NBS