Jornal ÉME – Luanda – 19.02.25 – O Presidente da República, João Lourenço, reuniu-se terça-feira (18) na Cidade Alta, em Luanda, com o seu homólogo congolês, Félix Tshisekedi, para discutir os próximos passos a dar face à deterioração da situação de segurança no leste da RDC.

Segundo o Ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, os dois chefes de Estado conversaram sobre o evoluir da situação de segurança na região leste e os próximos passos a dar no plano político-diplomático.

“Como sabemos é uma situação que preocupa o continente, depois da reunião do Conselho de Paz e Segurança realizada em Adis Abeba (no contexto da 38.ª cimeira da União Africana) justamente dedicada a este conflito, era necessário vermos os próximos passos relativamente à procura de soluções para esta situação tensa para o continente e para quem tem responsabilidade de velar pelos destinos da União Africana”, afirmou aos jornalistas.

O Chefe de Estado angolano, que assumiu no passado sábado a presidência rotativa de Angola na União Africana (UA), mandato que se estende até Fevereiro de 2026, é o mediador designado pela UA para o conflito no leste da República Democrático do Congo (RDC).

Na parte oriental da RDC, refira-se, “agudizaram-se as acções militares nas últimas semanas, com as forças do M23 a tomarem cada vez mais território, sendo o caso mais crítico a ocupação da cidade de Goma, capital da província do Kivu Norte”.

Texto: JG