Jornal ÉME – Luanda – 23.08.23 – O Presidente da República, João Lourenço, admitiu, nesta terça-feira (22), em Luanda, que a aposta nas mulheres para os cargos de decisão no Executivo e nos órgãos de soberania, vai continuar para que o País alcance a paridade de género e cumpra com as consignações da ONU.
O Titular do Poder Executivo fez estas declarações quando intervinha na cerimónia de tomada de posse da Juíza Conselheira Efigénia Mariquinha dos Santos Lima Clemente, ao cargo de vice-presidente do Tribunal Supremo (TS).
João Lourenço referiu que será dada uma atenção especial nesta franja da sociedade para se construir um País com homens e mulheres, lado a lado, sem discriminação, para todas as funções.
O Chefe de Estado aproveitou a ocasião para felicitar a recém-empossada pela confiança que mereceu do Tribunal Supremo para desempenhar tão importante cargo.
Por sua vez, Efigénia Clemente disse que vai trabalhar para melhorar o funcionamento dos tribunais, a fim de restaurar a confiança dos cidadãos na actividade jurídica.
A vice-presidente do Tribunal Supremo foi nomeada pelo Presidente da República após a homologação dos resultados do processo de eleição dos candidatos ao cargo, realizado pelo Conselho Superior da Magistratura Judicial.
Texto: DN