Jornal ÉME – Luanda – 17.01.25 – A Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, efectuou, (16/01) uma visita de trabalho ao Centro de Saúde de Referência de Cacuaco, em Luanda, para constatar os procedimentos efectuados na assistência aos pacientes diagnosticados com a cólera naquela unidade hospitalar.

Considerado o epicentro da cólera na capital do País por registar o maior número de casos da doença, o município de Cacuaco registou nas últimas 24 horas, mais 15 casos, com idades compreendidas entre os 2 e os 73 anos, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde.
No local, a delegação encabeçada pela Secretária-Geral da OMA foi recebida pelo administrador municipal, Fernando João, acompanhado da directora do centro, Janete Lopes, que prestou informações pontuais sobre as medidas tomadas para atender a demanda, por se tratar de uma doença que propaga-se rapidamente.
Numa interação com os pacientes, Joana Tomás, recomendou o cumprimento escrupuloso da medicação prescritas pelo corpo médico, assim como as medidas básicas de prevenção em casa, que passam pela lavagem das verduras, frutas e das mãos, bem como o consumo de água tratada com lixívia.

Um cidadão diagnosticado com a cólera apresenta vários sintomas, desde náuseas, vômitos, cansaço, boca seca, diarreia intensa, que podem levar a morte se não for tratada em tempo útil.
Com o propósito de prestar maior esclarecimento à população sobre a enfermidade, o Secretariado Executivo Nacional da OMA, deslocou-se igualmenteao Mercado do Mundial, localizado na circunscrição, onde interagiu com os vendedores e procedeu a entrega de diversos boletins com informações de prevenção e tratamento da doença.
Texto: DN