Jornal ÉME – Moxico – 09.09.24 – Uma delegação do Secretariado Executivo Nacional da OMA, encabeçada pela Secretária Geral, Joana Tomás, desembarcou hoje (09/09) no Aeroporto “Comandante Dangareux” na cidade do Luena, para a implementação do projecto de incentivo da actividade agrícola praticada por mulheres no meio rural.

A iniciativa está inserida no âmbito do Roteiro Kudima, que visa responder as orientações do Presidente da Republica, João Lourenço, da necessidade de uma maior aposta no sector da agricultura familiar, fazendo jus à máxima segundo a qual “a agricultura é a base e a indústria é o factor decisivo para o desenvolvimento de Angola”.

Constam do programa de trabalho de dois dias da Secretária Geral da OMA às “terras da paz” um encontro de cortesia com o Primeiro Secretário Provincial, Ernesto Muangala, reunião com as militantes, assim como visitas à Maternidade Provincial, à feira de produção local, e à fazenda da Rainha da Mandioca, na comuna do Lucusse.

Para o segundo dia de trabalho, o programa prevê a deslocação ao município de Camanongue, onde Joana Tomás procederá a inauguração de uma sala de alfabetização, no âmbito do programa da OMA referente ao combate ao analfabetismo no seio da mulher rural.

Em acto contínuo, o Secretariado Executivo Nacional vai efectuar visitas à Cooperativa do Sector do Ndongue, à lavras de militantes, onde vai ofertar diversos meios de trabalho, considerando que o sector da agricultura estimula outros sectores económicos através da criação de excedentes que podem ser transformados e comercializados.

Durante o período de trabalho a ser realizado, serão visitadas também antigas dirigentes da Organização da província no âmbito do programa “Onde Está a Minha Camarada”, como gesto de reconhecimento do seu contributo para o crescimento do braço feminino do MPLA.

Texto: DN