Jornal ÉME – Istambul, Turquia – 23.05.2025 –A Vice-Presidente da Internacional Socialista de Mulheres (ISM) para a Região da África Austral, Joana Tomás, defendeu na quarta-feira (21) em Istambul que a efectivação da igualdade de género é um factor essencial para a construção de sociedades mais inclusivas, pacíficas e justas.

Durante a Reunião Mundial do Conselho de Direção da ISM, evento que debate os direitos e a justiça das mulheres no cenário global, Joana Tomás ressaltou que para alcançar essa igualdade, é imperativo eliminar todas as práticas prejudiciais contra mulheres e meninas.
Isso inclui o combate ao tráfico sexual, feminicídio, violência sexual em tempos de guerra, as persistentes diferenças salariais e outras formas de opressão.
Joana Tomás enfatizou que o objectivo primordial da igualdade de género é criar uma sociedade onde homens e mulheres desfrutem das mesmas oportunidades, direitos e obrigações em todos os aspectos da vida.
A dignatária também destacou que a promoção da igualdade de género é fundamental para todas as áreas de uma sociedade saudável, desde a redução da pobreza e a melhoria dos sistemas de saúde e educação, até a protecção e o bem-estar das jovens mulheres.

Ao abordar o engajamento internacional na promoção da igualdade de género, Joana Tomás apontou avanços significativos em áreas como o combate ao casamento infantil e à mutilação genital feminina.
Reiterando a Agenda 2030 das Nações Unidas, a Vice-Presidente da ISM afirmou que a igualdade de género não é apenas um direito humano fundamental, mas também a base indispensável para um mundo pacífico, próspero e sustentável.
Joana Tomás está acompanhada no evento pelas secretárias para as Relações Internacionais e para os Projectos Multidisciplinares do Comité Nacional da OMA, Augusta Leonel e Odeth Tavares, respectivamente.
Texto: DN