Jornal ÉME – Menongue – 23.05.24 – A Secretária-Geral da OMA, Joana Tomás, apelou, na quarta-feira (22), na cidade de Menongue, as mulheres e as jovens raparigas a absterem-se do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, por serem males que resultam em desestruturação de muitas famílias e degradação dos valores morais que norteiam a sociedade.

A dirigente fez estas declarações quando intervinha no encontro com as militantes, amigas e simpatizantes da Organização, que decorreu no Pavilhão Gimnodesportivo de Menongue, no âmbito da implementação da segunda fase do Roteiro Kudima.

A interveniente adiantou também que as mulheres têm a responsabilidade de transmitir aos filhos sobre as consequências do consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, por serem uma das causas da destruição de bens públicos e outras práticas negativas depois de ingeridas.

Joana Tomás exortou as militantes a prestarem uma atenção particular aos assuntos ligados à fuga da paternidade, ao combate contra o analfabetismo no seio das mulheres, assim como às consultas de planeamento familiar.

Ao falar sobre a vida interna da OMA na província, o segundo secretário provincial do MPLA, João Miguel, disse que a Organização está firme e actuante na sua missão de consolidação e manutenção da paz e da unidade nacional.

A província do Cuando Cubango é o quarto ponto da visita da Secretária-Geral da OMA, no quadro da implementação da segunda fase do Roteiro Kudima na região centro e sul do País, onde se destacam as actividades agrícolas praticadas por mulheres.

Estiveram igualmente presentes no encontro a secretária provincial da OMA, Cecília Intcha, o primeiro-secretário municipal de Menongue, José Ernesto da Silva, membros do Secretariado da Comissão Executiva do Comité Provincial do Partido, autoridades tradicionais, entidades eclesiásticas e população em geral.

Texto: DN