Jornal ÉME – Luanda – 19.11.24 – A JMPLA, braço juvenil do maior partido de Angola, realiza a partir desta quinta-feira (21) até ao próximo sábado (23), em Luanda, o seu 9.º Congresso Ordinário, que dentre outros pontos, vai analisar os próximos desafios políticos da organização e escolher um novo Primeiro-Secretário Nacional, que vai suceder, Crispiniano dos Santos.

O referido conclave visa adequar a JMPLA às transformações políticas, sociais e económicas em curso em Angola, pelo que a Direcção do MPLA está confiante que, tanto o novo Comité Nacional como o Primeiro-Secretário Nacional, a serem eleitos, serão capazes de potenciar a sua capacidade de mobilização no seio dos vários segmentos da juventude e nas acções patrióticas de preservação da paz e da unidade nacional.

Sob o lema “JMPLA – Pela Pátria ao Serviço da Juventude”, o 9.º Congresso Ordinário, cuja sessão de abertura será orientada pelo Líder do Partido, Presidente João Lourenço, vai se debruçar sobre as propostas ligadas a alteração dos Estatutos da JMPLA, os ajustamentos do Plano Programático (2024/2029), assim como as premissas que servirão de base para reflexões das teses do Congresso, nomeadamente o patriotismo, o sentimento de orgulho, amor e devoção a pátria.

Aquele que está a ser aguardado como o ponto mais alto do conclave, será o discurso de abertura proferido pelo Presidente João Lourenço, no qual se aguarda com expectativa a sua mensagem de confiança, reforçando o seu compromisso contínuo de resolver os problemas do povo, especialmente da juventude.

Para o magno evento são esperados mais de 1.795 delegados provenientes de todas as estruturas da JMPLA no país e no exterior, além de convidados nacionais e internacionais.

Refira-se que concorrem ao cadeirão máximo da JMPLA, os candidatos Adilson Amado Mamene Hach e Justino Fernando de Castro Capapinha.

A JMPLA foi fundada em Leopoldville (actual Kinshasa) na República Democrática do Congo, a 23 de Novembro de 1962, no limiar da primeira guerra de libertação nacional.

Texto: NBS