JMPLA GARANTE APOIO AOS ESTUDANTES BOLSEIROS NA RÚSSIA

Jornal ÉME – 02.02.22 – A JMPLA vai custear os encargos relativos à deslocação da viagem dos dois jovens angolanos bolseiros, vencedores do Concurso Olimpíadas da Matemática, promovido pela Embaixada da Rússia em Angola.

A pretensão foi manifestada pelo primeiro secretário Nacional da JMPLA, camarada Crispiniano dos Santos, no final das audiências em separado que concedeu nesta quarta-feira (02) na Sede Nacional do Partido ao presidente do Conselho Nacional da Sociedade Civil, Africano Pedro e aos dois estudantes, Marco Nvumba e Sérgio Borges.

No final do encontro os estudantes de Química e de Arquitectura, respectivamente, agradeceram o apoio concedido pela JMPLA, e referiram que “estávamos sem valores para prosseguir com os estudos naquele país, e a JMPLA atendeu-nos com um apoio financeiro”.

A passagem até o local de estudos na Rússia e de volta, alojamento, alimentação, seguro de saúde e outros gastos próprios serão por conta do estudante. “A bolsa de estudo não é totalmente financiada, mas sim, parcial de 50 porcento para o país, neste caso a Rússia e 50 porcento para a família”, concluiu.

Lançamento das “Jornadas de Diálogo”

Entretanto, na audiência, concedida ao presidente do Conselho Nacional da Sociedade Civil, Africano Pedro, teve como objectivo, dar a conhecer os pormenores relativos ao lançamento das “Jornadas de Diálogo”, que está a ser promovida pela associação.

As Jornadas de Diálogo visam garantir o desenvolvimento de espaços de interlocução e promover a participação dos cidadãos assim como a reflexão entre a associação e as organizações da sociedade civil para o cumprimento dos objectivos.

A saída da audiência, o presidente do Conselho Nacional da Sociedade Civil, Africano Pedro, disse que um dos mecanismos a ser utilizado é o de iniciar um ciclo de contacto com os actores políticos e “começamos com a juventude do MPLA pela responsabilidade que ela tem na transmissão da mensagem de esperança para os jovens”.

Segundo o interlocutor no encontro com o líder da JMPLA foram abordados temas ligados a parceria na educação e transmissão de valores, a formação dos pontos de referência nas organizações, juvenis, para a veiculação do chamado para a participação nas acções que promovem a prosperidade e progresso da nação.

“Estamos preocupados com o belisco naquelas questões que lesam o princípio da conservação da paz e da independência nacional”, referiu.

Texto: NJ/HT