Jornal ÉME – Luanda – 05.10.24 – Ismael Mateus era “um jornalista de excelência e um homem de múltiplos ofícios”, que soube bem honrar a “nossa” profissão, considerou neste sábado (05) em Luanda, a Vice-Presidente do MPLA, Luísa Damião .

A dignitária falava a margem das exéquias do jornalista Ismael Mateus, que faleceu terça-feira (01/10), em Luanda.

Na cerimónia fúnebre, que decorreu no Comando do Exército (ex-RI 20), Luísa Damião inclinou-se perante a urna, saudou os presentes em particular, à família enlutada e amigos do malogrado.

Em acto contínuo, o Secretário-Geral do MPLA, Paulo Pombolo, o Secretário do Bureau Político para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Pedro Neto, entre outros membros do Secretariado do Bureau Político, dirigentes e quadros do Partido, no acto de despedida, apresentaram os pêsames e manifestaram a sua consternação pelo trágico acontecimento.

Para a número dois do MPLA, Ismael Mateus era um paradigma de dedicação profissional e rigor evidenciado nos seus trabalhos e um exemplo que deixa um grande legado para a classe jornalística angolana.

Enquanto revisava o brilhante histórico de serviços, Luísa Damião, enfatizou que a distinção de Ismael Mateus, também foi manifestada como um conselheiro muito pragmático no Conselho da República.

Entre os vários atributos, a dirigente, o destacou como um jornalista que construiu uma extensa herança documental de vida e trabalho que abraçava a crítica, e apontava caminhos e soluções para os vários problemas da sociedade.

Texto: JG
Fotos: DG