Presidente João Lourenço garante continuidade do apoio americano em entrevista à Jeune Afrique
Jornal ÉME – Luanda – 20.02.2025- O Presidente da República, João Lourenço, assegurou, que os investimentos no Corredor do Lobito, prosseguirão, independentemente da nova administração nos Estados Unidos.
Em entrevista exclusiva ao grupo de imprensa e comunicação internacional Jeune Afrique, o o Chefe de Estado, abordou, a visão da parceria Angola-EUA para o desenvolvimento do Corredor do Lobito.
“Não há nada que indique que o apoio americano será posto em causa. Estamos convencidos de que os Estados Unidos continuarão empenhados”, afirmou o Presidente João Lourenço, quando respondia à pergunta sobre se a nova administração poderia enfraquecer o apoio ao projecto .

O Estadista angolano expressou o interesse em trabalhar para o reforço das relações entre Angola e os Estados Unidos da América, para benefício de ambos os países.
Os Estados Unidos da América já investiram no Corredor do Lobito mais de 600 milhões de dólares, direccionados a projectos de infraestruturas agrícolas, reformas da linha férrea, aumento da velocidade dos comboios, dentre outras benfeitorias.
O Corredor do Lobito é o primeiro corredor económico estratégico lançado sob a égide da Parceria para as Infra-estruturas e Investimento Global do G7 (PGI), em Maio de 2023.
Em seguida, foi assinada uma declaração conjunta entre a União Europeia (UE) e os Estados Unidos da América, à margem da Cimeira do G20 de Setembro de 2023 em Nova Deli, de apoio ao desenvolvimento do Corredor.
Em Outubro de 2023, durante o Fórum Global Gateway, a UE e os EUA assinaram, em conjunto com Angola, a República Democrática Congo, a Zâmbia, o Banco Africano de Desenvolvimento e a Corporação Financeira Africana, um Memorando de Entendimento, para definir os papéis e objectivos para a expansão do Corredor.
Em Dezembro de 2023, a concessão do Porto do Lobito passou para o Porto Senhorio (Landlord Port).
A concessão do seu terminal polivalente, envolvendo carga geral e contentorizada, foi entregue ao consórcio África Global Logístics (AGL), e a concessão do mineraleiro, à Lobito Atlantic Railway (LAR).
Texto: NBS