Jornal ÉME – Luanda – 23.11.24 – Camarada Paulo Pombolo, Secretário-geral do MPLA;
Camarada Justino Capapinha, Primeiro Secretário Nacional, eleito da JMPLA;
Camarada Crispiniano Vivaldino dos Santos, Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, Primeiro Secretário Nacional cessante da JMPLA;
Camaradas membros do Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA;
Camaradas Membros do Comité Nacional e do Secretariado eleito no IX Congresso Ordinário da JMPLA;
Camaradas delegados ao IX Congresso Ordinário da JMPLA;
Egrégios Deputados;
Ilustres convidados;
Minhas senhoras e meus senhores;
Todo protocolo observado.
É com elevada honra que em nome do Camarada Presidente João Lourenço, endereço efusivas saudações aos camaradas delegados do IX Congresso Ordinário da JMPLA e por vosso intermédio aos milhares de militantes, simpatizantes e amigos da maior organização juvenil no continente africano e viveiro de quadros do nosso Partido.
Felicito aos jovens filiados na JMPLA por estarem a celebrar hoje o seu 62.º aniversário sempre com os olhos postos no futuro.
Estar entre os jovens é outro nível. Tal como disse o Camarada Presidente João Lourenço e eu cito: “Sentimos no ar o pulsar e a energia contagiante que caracteriza os jovens membros da organização juvenil do MPLA, ao longo dos anos viveiro de militantes, quadros e dirigentes de destaque do Partido, fiel intérprete dos anseios e aspirações da juventude angolana, cuja missão radica da necessidade de contribuir na educação dos jovens angolanos dentro dos princípios da ética, da moral, do amor ao estudo e ao trabalho, do patriotismo, como defende o nosso MPLA”.
Os meus parabéns a todos os delegados pelas lições de democracia que acabaram de dar e que culminou com a eleição do Comité Nacional da JMPLA e do Novo Primeiro Secretário Nacional.
5.Parabéns camarada Justino Capapinha, Primeiro Secretário Nacional eleito.
O camarada 1º Secretário Nacional eleito tem agora a responsabilidade de trabalhar com todos e fazendo jus as linhas de força que apresentou durante a campanha eleitoral, suportará no lema “Novos Tempos, Novas Atitudes”.
O camarada Adilson Hach é também um vencedor porque trouxe ideias inovadoras, traduzidas no seu lema de Jovens para Jovens, Unidos com Bases Sólidas, ajudou a fortalecer a democracia interna neste IX Congresso Ordinário, que ficará marcado na história da organização.
Peço que contribua com o seu talento e saber apoiando o Camarada Primeiro Secretário eleito. Vocês têm talentos.
Estes dias encheram-nos de orgulho e neste IX congresso, ocupou os espaços mediaticos, preencheu as conversas em todo país, ficou bem patente a força, a vitalidade e o engenho criador da JMPLA.
Uma vez mais, os meus parabéns.
Uma palavra de apreço e de reconhecimento ao Camarada Crispiniano Vivaldino dos Santos, Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA e Primeiro Secretário Nacional Cessante da JMPLA e a sua equipa, pelo trabalho realizado num contexto cheio de grandes desafios.
Caros camaradas,
Os Congressos representam sempre uma soberana oportunidade de, não apenas dar cumprimento aos imperativos estatutários, mas sobretudo de aprofundar a unidade e a coesão.
Durante os Congressos, a família se reencontra reforça a sua unidade e coesão, da base ao topo. Foi bom ouvir as canções, sentir o calor da camaradagem e a possibilidade de falarmos uns com outros, olhos nos olhos e de coração para coração.
Fechou-se um ciclo e abre-se outro, cheio de desafios, pelo que, a nível interno deve-se melhorar o que está bem e corrigir o que está mal.
Queremos uma JMPLA mais dinâmica, inclusiva e alinhada aos novos desafios e que promova um dialogo interativo nas comunidades.
Outro grande desafio, prende-se com a inserção do Partido na sociedade. Aqui a JMPLA deve ser a porta-voz das causas da Juventude Angolana, recuperar a mística que passa por ter uma organização forte e que possa atrair os jovens para as suas fileiras.
A JMPLA deve continuar a afirmar-se como forte esteio do MPLA e peça fundamental para a sensibilização e mobilização
dos jovens em prol de diversas actividades conducentes ao progresso e desenvolvimento do País.
Numa altura em que celebram 62 anos de existência da JMPLA de muitas lutas e vitorias é preciso olhar sempre para o retrovisor faça a sua fortaleza para continuar sempre muito competitiva somar conquistas e vencer os desafios do presente e do futuro.
Neste congresso acabaram de discutir e aprovar dois instrumentos importantes, em sede dos quais, devem gizar as melhores estratégias para a sua concretização.
Estimados jovens;
Temos que nos preparar convenientemente para os próximos desafios eleitorais. A JMPLA deve desempenhar um papel importante, atendendo que vamos ter muitos eleitores de primeira viagem a que se juntarão os jovens que votaram pela primeira vez em 2022.
Temos confiança na vossa capacidade, na medida em que a JMPLA é, inequivocamente, uma organização madura, aliás, celebra hoje 62 anos da sua existência, portanto, está habituada a grandes momentos, e sabe servir-se da experiência acumulada, do legado dos seus fundadores, para interpretar os fenómenos e responder aos desafios do contexto e perspectivar o futuro.
Enquanto viveiro do Partido, diferentes gerações têm passado por esta organização , sendo que cada uma procurou deixar o seu melhor legado, contribuindo com todo o seu saber e entrega para melhor interpretação, representação e advocacia dos mais genuínos interesses e aspirações da juventude angolana.
A geração que hoje cessa, não foge à regra. É, por isso, oportuno reconhecer o empenho, a entrega e a dedicação daqueles que trouxeram o barco até este porto.
Permitam-me dirigir uma palavra de apreço as jovens mulheres a quem encorajo a não perderem o foco e a abraçarem o profissionalismo, o mérito e a competência.
Usem sempre o vosso talento, a criatividade e o sentido de inovação. Sejam resilientes e contribuam para o desenvolvimento politico, económico e social do nosso País.
Estimados jovens, o país se prepara para comemorar no próximo ano os seus 50 anos de independência. Para tão importante efeméride, o Executivo aprovou um rico programa que marcam as festividades deste importante marco na história de Angola.
Auguro uma participação activa nas celebrações da nossa independência que contou com milhares de jovens, que se bateram para que tivéssemos um país livre e soberano.
Por outro lado, foi convocado o VIII Congresso Extraordinário do MPLA que terá lugar em Dezembro do corrente ano, onde esperamos uma boa participação dos jovens.
O Congresso irá entre outras matérias, centrar-se na avaliação e reflexão exaustiva dos 50 anos da nossa Independência, considerando o percurso trilhado até ao momento, as vitórias alcançadas e os desafios que temos pela frente.
Convido a revisitarem o discurso proferido pelo líder do nosso Partido na abertura deste magno evento. Tem orientações estratégicas que ajudarão no trabalho que têm pela frente.
Estimados jovens, desejo a todos os delegados um bom regresso a casa sempre imbuídos do espírito do que a JMPLA deve estar ao serviço da juventude e continuar a preservar o amor pela Pátria.
Com estas palavras declaro encerrado o nono Congresso Ordinário da JMPLA.
Muito obrigada pela vossa especial atenção.