Luanda, Angola, 14/5/2024

Camarada Ângela Bragança, Secretária do Bureau Político para a Política de Quadros;

Camarada Pedro Neto, Secretário do BP para os Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria;

Camaradas membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA;

Camaradas membros do Bureau Político e do Comité Central do MPLA;

Camaradas Directores e chefes de divisão do Comité Central do MPLA

Estimados membros da Bolsa de Formadores e Conferencistas do MPLA;

Caros camaradas, quadros e dirigentes do MPLA.

Bom dia, camaradas!

Em nome do Camarada João Lourenço, Presidente do MPLA, tenho a subida honra de transmitir aos presentes, um abraço fraterno e patriótico, a dimensão do glorioso MPLA em especial aos nossos camaradas que fizeram um percurso longo até chegarem a capital do País.

Sejam todos bem-vindos a este encontro que fica mais rico e completo com a vossa indispensável presença.

Estimados Camaradas;

Na sequência das orientações precisas do Camarada Presidente João Lourenço, sobre a matéria, vertidas na Agenda política do nosso Partido para 2024 e, este encontro e um conjunto de acções que vêm sendo realizadas pelas estruturas do Partido a todos os níveis, é a materialização na prática dos instrumentos aprovados para o alcance de forma oportuna, dos nossos objectivos para o presente e no futuro.

Digo oportuna, porque trata-se de um encontro de extrema relevância no domínio da concertação interna, da retroalimentação política, do alinhamento táctico e operacional, sobretudo em relação ao aumento da literacia política e técnica à respeito dos diferentes temas nacionais, na promoção do discurso oficial e no enfrentamento político, face os desafios que o actual contexto impõe ao MPLA.

Estimados camaradas, os formadores e conferencistas do Partido são verdadeiros construtores, cultores de convicções, permitem a defesa e a disseminação das posturas definidas pela Direcção Central do nosso Partido, assegurando o constante diálogo com as diferentes sensibilidades políticas e sociais.

A Rede de formadores e Conferencistas do Partido cumpre uma indispensável função pedagógica e estratégica inerente ao condicionamento favorável da opinião social e, sobretudo de reforço da capacidade de intervenção política das estruturas do Partido, tornando simples, a apreensão dos conteúdos, das metodologias, das orientações e dos instrumentos aos nossos militantes, quadros e dirigentes, tendo em conta os desafios políticos e eleitorais.

No actual contexto os formadores e conferencistas do Partido devem continuar a exercer o seu papel com maior acutilância, no sentido de contribuir para o aumento do desempenho da nossa acção política partidária.

Estimados camaradas;

Gostaríamos de encorajar o nosso Departamento de Quadros a engajar e tirar proveito das inteligências que temos no quadro da rede de formadores e conferencistas, potenciando também a rede com refrescamentos diferenciados em termos de metodologias de transmissão de conteúdos, convocando também os métodos criativos e inovadores, apoiando-se as novas tecnologias para fazer com que mesmo os camaradas com menos níveis de instrução, consigam apreender os conteúdos complexos.

Precisamos de aproveitar os quadros que têm sido formados dentro e fora de país, para que haja uma arquitetura interna de circulação, de partilha e socialização de conhecimentos que é fundamental e indispensável, para o nosso trabalho de organização e mobilização política, que premeie a nossa constante adaptação às transformações políticas, sociais e económicas no quadro da competição política.
Neste sentido, o Departamento de Quadros está a trabalhar para assegurar a contínua circulação e apropriação do conhecimento a nível do Partido para que nós o MPLA estejamos sempre à altura dos desafios que nos são colocados para a prossecução dos nossos objectivos.

Estimados camaradas, vivemos na chamada “sociedade da informação”, onde os factores de contaminação social são variáveis que não se devem negligenciar no processo de construção política do sentido a atribuir à realidade social.

Nesta sociedade de informação, como disse, onde a internet e as redes sociais são realidades inquestionáveis, temos a obrigação de nos apropriarmos delas e, neste particular, seguramente, o nosso Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação, vai nos proporcionar formações sobre o uso da internet e das novas tecnologias, para que possamos todos aprender os conhecimentos, métodos e técnicas.

É fundamental que continuemos a realizar encontros como este, já que o acelerado processo de transformações que se observam no cenário político e social, nacional e internacional, solidificam ainda mais a certeza de que não devemos descurar de “fazermos o nosso trabalho de casa com a devida antecipação “conforme orientação do Líder do Partido, o Camarada Presidente João Lourenço, aquando do Lançamento da Agenda Política para o presente Ano (2024).


Está em curso o processo de balanço e renovação de mandatos nas estruturas de base do Partido e continuamos a emprestar o nosso apoio a JMPLA que este ano realiza o seu IX Congresso Ordinário.

Prezados camaradas, a paz é irreversível, é um bem precioso para o desenvolvimento no país. Quem pensa colocar em causa estará condenado ao fracasso. Insistir em expedientes não democráticos para a conquista do poder é brincar com o microfone, é no mínimo brincar com o fogo e com os angolanos.

O MPLA é um Partido cujo percurso de lutas e vitórias lhe habilita a estar habituado a grandes desafios, a vencer em momentos de grande adversidade, a superar a concorrência e a cimentar no coração dos angolanos o laço inquebrantável que nos une.

Vamos continuar a trabalhar com determinação, com abnegação e disciplina, colocando o interesse público acima das vontades particulares.

A nossa preocupação deve ser o nosso povo. Trabalhar para a resolução dos principais anseios e aspirações do nosso povo e, como dizia o saudoso Presidente Dr. António Agostinho Neto, “O Mais importante é! Resolver os problemas do povo”.

Desejo a todos um feliz e abençoado dia da família e uma manhã sólida de conhecimentos. Que continuemos a pugnar por famílias estruturadas e felizes pois são o nosso porto seguro, o reduto do amor na sua forma mais pura.

Auguro que o presente Encontro Nacional de Formadores e Conferencistas do Partido seja produtivo para o alcance dos objectivos preconizados e, que possamos por via do mesmo, reforçar a nossa capacidade de sindicância política e social, de intervenção das estruturas do Partido e de reforçar a imagem do MPLA e do nosso Líder na sociedade.

Declaro assim, aberto o Encontro Nacional de Formadores e Conferencistas do Partido. Desejo à todos bom – proveito.

A Luta continua e a vitória é certa!

MUITO OBRIGADA PELA VOSSA ESPECIAL ATENÇÃO.