Jornal ÉME – Bié – 24.06.24 – Camarada Pereira Alfredo, Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, Primeiro Secretário Provincial e Digno Governador do Bié;

Camarada Joaquim António Carlos dos Reis Júnior, Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA e Presidente do Grupo Parlamentar do Partido;

Camaradas membros do Secretariado do Bureau Político do MPLA;

Camarada Adão de Almeida, Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA, Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República;

Camarada Dionísio da Fonseca, Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA e Ministro da Administração do Território;

Camarada Carlos Feijó, Membro do Bureau Político do Comité Central do MPLA e prelector convidado;

Ilustres Deputadas e Deputados à Assembleia Nacional; Camaradas membros da Comissão Executiva do Comité Provincial do Partido;

Camarada Milton Capama, Membro do Comité Central do MPLA e Segundo Secretário Provincial do Partido;

Ilustres prelectores;caros convidados;

Começo por estender um abraço a dimensão da família MPLA, como expressão da nossa calorosa saudação ao Camarada Pereira Alfredo e aos militantes do MPLA, pela recepção calorosa, tributária dos bons costumes que sempre caracterizam o nosso querido Povo do Bié.

O Bié é tão acolhedor que basta visitarmos uma vez, para voltarmos. Estas heroicas e mártires terras do Kuito situadas no coração de Angola têm a particularidade de serem lideradas por um deputado emprestado a governação e que tem também o nosso glorioso MPLA no coração, tirou as chaves do bolso e abriu as portas do coração de Angola aos ilustres deputados, por isso, peço uma forte salvas de palmas.

Excelências; Em nome do Camarada Presidente João Lourenço, que aqui represento, quero igualmente estender efusivas saudações aos camaradas deputados e em especial ao ilustre Deputado, Dr. Reis Júnior, Presidente do Grupo Parlamentar do glorioso MPLA, pelo convite formulado para presidirmos a sessão de abertura das II Jornadas Parlamentares do MPLA da V Legislatura. Eu trago para todos vocês um abraço do Camarada Presidente João Lourenço, e gostaria de convidar que cada um dos deputados abrace o deputado que está ao seu lado e que esse abraço não ficasse por esta sala.

Eu dizia que este abraço não deve ficar nesta sala, de tal sorte que, quando forem aos municípios transmitam por favor o abraço do nosso Líder, o Camarada Presidente João Lourenço.

Permitam-me igualmente, que dê um abraço especial ao aniversariante do dia, o Digníssimo Deputado, Meireles Patrocínio. Este abraço é um sinal de unidade e coesão que sempre aprendemos no nosso Partido.

Caros camaradas, estas jornadas se realizam numa altura em que a 10ª Reunião Extraordinária do Secretariado do Bureau Político do Comité Central, presidida pelo nosso líder, o Camarada Presidente João Lourenço, que, entre várias matérias, debruçou-se sobre o início das comemorações dos 50 anos da Independência Nacional, data em que Angola inscreveu o seu nome no concerto das nações e converteu-se em sujeito do Direito Internacional Público, portanto é um marco incontornável para o nosso país, tendo esta reunião concluído sobre a necessidade da realização de um Congresso Extraordinário a ter lugar ainda neste ano, recomendou aos órgãos competentes a sua convocação, conforme estabelece os nossos Estatutos para que possamos fazer uma profunda introspecção do nosso passado, e sobretudo do nosso presente e do nosso futuro.

Atendendo a sua importância, augura-se que possamos todos participar de forma activa para o êxito do mesmo e, para o efeito, foram dadas orientações precisas pelo Camarada Presidente João Lourenço, para que depois dos órgãos competentes convocarem o referido Congresso, se faça uma preparação rigorosa e como sempre, a dimensão do nosso glorioso MPLA.

Igualmente, a décima reunião do Secretariado do Bureau Político do Comité Central do MPLA, debruçou-se sobre a necessidade da divisão política administrativa da Província de Luanda, fazendo surgir mais uma província, e como sempre espera-se que, em sede do debate parlamentar sobre a matéria, possamos contar com o máximo empenho e diálogo construtivo dos Senhores Deputados para a materialização desta necessidade.

Ilustres Deputadas e Deputados, como é do vosso conhecimento, o Grupo Parlamentar é o organismo a quem o MPLA incumbe a defesa da sua linha política e a estratégia geral ao nível do Parlamento e não só.

Neste sentido, a actividade parlamentar por si desenvolvida deve ser, antes de mais, guiada permanentemente, pelo alto sentido de compromisso com a Pátria, defesa intransigente dos superiores interesses do soberano Povo angolano, nos termos e modalidades defendidas pelo MPLA, sem olvidar a coesão, a disciplina partidária, o respeito pela hierarquia, o diálogo vertical, mas sobretudo fraterno e horizontal, que privilegie a unidade de pensamento e de acção.

Ilustres deputadas e deputados, o Camarada Presidente João Lourenço há sensivelmente quatro meses, procedeu a apresentação oficial da Agenda Política do MPLA para o Ano 2024.

A referida Agenda contem, entre os 11 eixos que a constituem, as orientações precisas a serem materializadas pelas estruturas, órgãos e organismos do Partido, aos vários níveis e o Grupo Parlamentar tem também responsabilidades acrescidas.

A Agenda Política é um dos importantes instrumentos da nossa acção política, que materializa de forma doseada e sistemática, as tarefas que devem presidir a nossa acção prática ao longo do ano, reflectindo os anseios do Partido inscritos num plano macro, mais precisamente, ao nível da Estratégia de Longo Prazo – Angola 2050 e do Plano de Desenvolvimento 2023-2027.

É a materialização deste estratégico documento que nos vai permitir continuar a cumprir com a divisa: MPLA, SERVIR O POVO E FAZER ANGOLA CRESCER.

Passados sensivelmente quatro meses desde a sua apresentação oficial, urge o reforço no sentido da concretização das suas metas, de tal sorte, que as estruturas e organismos do Partido aos vários níveis, são instadas a redobrar esforços para assegurar os objectivos preconizados.

Ilustres Deputadas e Deputados, as Jornadas parlamentares que o Grupo Parlamentar realiza representam um momento sublime, na medida em que agrega um conjunto de actividades que concorrem para o fortalecimento da vida interna do Partido e ao reforço da sua inserção nas comunidades e na sociedade angolana em geral.

Nas jornadas parlamentares são geradas dinâmicas conducentes ao contínuo aprimoramento das tarefas desenvolvidas pelos deputados, quer em relação ao sentido de orientação partidária, visão estratégica do Líder, quer em relação às estratégias de interacção com a sociedade.

Na conjuntura actual, o debate político e social é cada vez mais plural e democrático. Os cidadãos sentem-se cada vez mais motivados a participar e a dar a sua contribuição para a realização da vida nacional, mas também escrutinar mais a nossa acção.

Por está razão somos todos desafiados a reforçarmos a nossa aproximação com os cidadãos, com as comunidades e com os grupos estratégicos de eleitores, no sentido de continuarmos a merecer a confiança do soberano povo angolano.

Num momento de grande adversidade política, em que as forças contrárias tudo fazem para subverter a verdade social a todo custo, sobretudo o trabalho que temos estado a realizar, temos de estar atentos dando uma resposta a altura aos adversários, usando todas as inteligências e o conhecimento da realidade que dispomos porque nós viemos do povo e somos do povo.

Por tal facto, o contacto directo com as populações, permite constatar in situ e in loco as principais preocupações do soberano povo angolano, o que é imprescindível para o trabalho dos Deputados, na medida em que capta-se melhor e com profundidade os reais problemas das populações, seus anseios e expectativas em relação a governação, para que se assegure de facto, uma melhor sindicância política.

As II Jornadas Parlamentares da V Legislatura inscrevem temas actuais e pelos quais, passarão o debate e acção política e partidária. Trata-se da divisão política administrativa, as autarquias locais cujo edifício legislativo já não falta muito para ser concluído.

Estas e outras matérias trazidas para a discussão nas Jornadas, devem ser partilhadas com os cidadãos e neste sentido os nossos deputados devem estar na linha da frente.

Temos de ser nós a liderar o processo de socialização e de esclarecimento sobre as referidas matérias junto das populações, incorporando na sua transmissão as línguas nacionais ou línguas de Angola para prevenir eventuais ruídos.

Ilustre deputadas e deputados, caros convidados quero aproveitar esta soberana oportunidade para alertar sobre a necessidade de capitalizarmos os resultados dos debates que têm ocorrido na Assembleia Nacional, onde temos sido excelentes, mas a maioria dos cidadãos não consomem como gostaríamos.

Temos de ser capazes de tirar proveito da tecnologia e aprimorar cada vez mais a forma de fazer política e passar a mensagem para o público em tempo real através das novas tecnologias, com realce para a internet e as redes sociais, nem que para o efeito, a Direcção do Grupo Parlamentar proporcione aos Senhores Deputados uma formação técnica e prática sobre como fazer, tendo em conta que as inovações a esse respeito são constantes.

Temos de ser capazes de fazer entre outros, os chamados Reels, tik toke, Ads ou vídeos curtos e porque não, um pequeno exército digital parlamentar eficaz para o combate na internet, nas redes sociais e de partilha do que produzimos em sede das plenárias e comissões de especialidades e audições.

Permitam-me aqui felicitar os Senhores deputados por terem partilhado ontem e em tempo real as imagens do trabalho que fizeram com às igrejas, apesar da distância, conseguimos acompanhar as vossas realizações nas várias congregações religiosas, porque foram capazes de produzir pequenos vídeos e algumas fotografias, publicadas em tempo real, mas não devemos publicar só no nos veículos do Grupo Parlamentar, temos que nos expandir um pouco mais nos vários grupos.

Reitero que é preciso continuar com acções de capacitação e refrescamento em matérias que têm uma incidência sobre o debate político e de todo trabalho parlamentar, pelo que encorajo e felicito a Direcção do Grupo Parlamentar do MPLA que tem estado a promover formações no âmbito da comunicação política, uma importante ferramenta de trabalho para os deputados e, a grosso modo, sobre o funcionamento das normas e procedimentos parlamentares.

Aproveito essa ocasião para reiterar a mensagem do Camarada Presidente João Lourenço, sobre a necessidade de todos nós estarmos nas bases e a importância da participação activa de todos os militantes no processo das Assembleias de balanço e renovação de mandatos que está em curso em todo o país.

Para terminar quero manifestar os nossos agradecimentos aos prelectores convidados para dissertarem os temas agendados nestas II jornadas parlamentares e auguro um debate profícuo para que no final todos os participantes possam estar mais capacitados, mais aptos para os desafios do presente e do futuro.

Com essas palavras declaro assim aberta as II Jornadas Parlamentares da V Legislatura.

A luta continua e a vitória é certa.

Muito obrigada pela vossa especial atenção.