Jornal ÉME – Luanda – 10.06.2025 – – Em celebração aos 50 anos da independência de Angola, o Presidente João Lourenço destacou, em entrevista à Televisão Pública de Angola (TPA) na segunda-feira (09), que a conquista da Independência Nacional, o alcance da Paz efectiva e a manutenção da soberania nacional são os maiores legados do País.

Durante a entrevista, o Chefe de Estado abordou a visão e as prioridades do seu governo, além de esclarecer temas actuais da agenda de construção do “Projecto Nação”.

João Lourenço enalteceu a determinação, bravura e patriotismo dos angolanos que, mesmo diante de invasões externas e de um conflito armado de quase três décadas, souberam preservar esses bens fundamentais.

“Não só souberam preservar isso, como também souberam pôr fim à guerra, construíram a paz e a reconciliação entre os angolanos, algo que é permanente, é para se construir todos os dias, não tem fim”, afirmou o Presidente.

Acrescentou que, “graças a esse pano de fundo político, temos conseguido reconstruir o nosso País e as principais infraestruturas.”

Ao comentar sobre o processo de condecorações alusivo aos 50 anos de Independência Nacional, João Lourenço garantiu que o programa “não exclui ninguém”.

Segundo o Chefe de Estado todos os angolanos são chamados a participar dos actos de homenagens, “da mesma forma que foram partícipes da história dos 50 anos da Independência”.

O Presidente reforçou que as condecorações estão a ser concedidas a cidadãos de diversas camadas sociais, profissões, credos religiosos e forças políticas, reflectindo a unidade nacional.

“O importante para nós é ser angolano e ter tido alguma forma de contribuição na construção deste edifício que se chama Angola Independente, que nasceu em 11 de Novembro de 1975”, apontou o Presidente da República.

Texto: DN